Portal IFNMG - IFNMG terá três novos cursos superiores em 2016 Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG terá três novos cursos superiores em 2016

Publicado: Sexta, 23 de Outubro de 2015, 08h12 | Última atualização em Sexta, 23 de Outubro de 2015, 09h42

Novos cursos

 

No próximo ano, o IFNMG vai ofertar vagas para três novos cursos superiores: Tecnologia em Processos Gerenciais, no Campus Almenara; Sistemas de Informação, no Campus Arinos; e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, no Campus Araçuaí. As portarias de criação dos novos cursos foram assinadas na última terça-feira, dia 20, pelo reitor José Ricardo Martins da Silva.

O primeiro curso, Tecnologia em Processos Gerenciais, é inédito no IFNMG. Segundo a  professora Aline Carraro Borges, que participou da implantação do curso e será a coordenadora, o objetivo é formar, atualizar e capacitar profissionais aptos a desenvolver, de forma plena e inovadora, a gestão de empresas, nas áreas comercial, administrativa e financeira. Ao final do curso, cuja duração será de 2,5 anos, o profissional estará apto para trabalhar com gestão comercial, gestão empresaria e empreendedorismo.

Aline Borges lembra que o curso foi pensado para atender a comunidade de Almenara, que, em audiência realizada em 2013, demandou do IFNMG a oferta de curso superior na área de Administração. “A região é carente desse profissional e as faculdades regionais não oferecem essa formação”, comenta a professora.

Os outros dois cursos superiores recém-criados já são ofertados por outros campi do IFNMG: o Bacharelado em Sistemas de Informação, que será novidade em Arinos, já existe em Pirapora; e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, mais conhecido pela sigla TADS, que será a novidade de Araçuaí, já tem oferta em Almenara e Januária.

Os três novos cursos funcionarão em período noturno e serão inteiramente gratuitos, como todos os cursos do IFNMG.

 

Vagas e seleção

 

As primeiras turmas de cada curso iniciarão no primeiro semestre de 2016, com 40 vagas cada. Para Tecnologia em Processos Gerenciais, a seleção de alunos será feita exclusivamente por meio do 1º Vestibular 2016 do IFNMG. No caso de Sistemas de Informação e TADS, metade das vagas será preenchida pelo Vestibular e metade pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC).

Ambos os processos de seleção ainda não têm calendários definidos. O Vestibular do IFNMG tem inscrições previstas para acontecer até o final deste ano. O Sisu dependerá das notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015, cujas provas acontecerão no próximo final de semana – 24 e 25 de outubro – e terá cronograma elaborado pelo MEC. Oportunamente, informaremos a respeito dos dois processos de seleção – cronograma, lista completa de cursos e vagas, inscrições - por meio deste portal eletrônico e também de nossa página no Facebook.

 

Novos cursos superiores do IFNMG para 2016:

 

- Tecnologia em Processos Gerenciais: Campus Almenara – 2,5 anos – Noturno – 40 vagas (Vestibular)

- Sistemas de Informação: Campus Arinos – 4 anos – Noturno – 40 vagas (20 por Vestibular e 20 por Sisu)

- Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas: Campus Araçuaí – 3 anos – Noturno - 40 vagas (20 por Vestibular e 20 por Sisu)

Fim do conteúdo da página