Portal IFNMG - Alunos do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente visitam plantio de mogno africano em Araçuaí Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 03 de Novembro de 2015, 09h07 | Última atualização em Terça, 03 de Novembro de 2015, 09h08

Visita tecnica 1

No dia 23 de outubro, os alunos do terceiro ano do Curso Técnico Integrado em Meio Ambiente visitaram um plantio de mogno africano no município de Araçuaí, acompanhados dos Professores Paulo Ivan Lima de Andrade (Engenheiro Florestal), Marcos Rogério Oliveira (Médico Veterinário) e Guilherme Mendes de Almeida Carvalho (Biólogo).

O proprietário, Renato Colares, é formado em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa e há 5 anos resolveu investir no mogno africano, sendo pioneiro na introdução da espécie no Vale do Jequitinhonha. O mogno africano é uma alternativa ao mogno brasileiro, uma vez que este último é suscetível à broca do broto terminal (Hypsipyla grandella), que inviabiliza a produção comercial de madeira.

Visita tecnica 2

Bastante satisfeito com o desenvolvimento da floresta em sua propriedade, Renato apresentou aos alunos sua trajetória no cultivo do mogno, desde a aquisição das mudas até a implantação e manejo da floresta. A expectativa é de que com dez anos de idade seja realizado um desbaste, removendo parte das árvores e aos quinze anos, seja feito o corte final. O exemplo de Renato demonstra que é possível produzir madeira nobre em quantidade e qualidade, mesmo em uma região sujeita a um déficit hídrico acentuado, desde que haja investimento num sistema de irrigação.

Outra questão importante também abordada pelo produtor é a possibilidade de integração do plantio de árvores com uma atividade econômica bastante tradicional na região: a pecuária. As árvores, além de fornecerem sombra para os animais, melhoram as propriedades do solo, permitindo que mais animais sejam criados em uma área menor. Ao final da visita, Renato ressaltou a importância de se firmarem parcerias com o IFNMG no intuito de difundir as tecnologias e pesquisas relacionadas ao mogno africano na região.