Portal IFNMG - Campus Araçuaí brilha no JIF 2022 Ir direto para menu de acessibilidade.

Campus Araçuaí brilha no JIF 2022

Publicado: Terça, 20 de Dezembro de 2022, 16h34 | Última atualização em Segunda, 26 de Dezembro de 2022, 09h47

Entre os dias 28 de novembro a 02 de dezembro de 2022, estudantes/atletas do IFNMG participaram da Etapa Nacional dos Jogos das Instituições Federais de Ensino (JIF’s) que foram realizados na cidade de São José do Rio Preto – São Paulo. Os JIF’s, tiveram como objetivos:

1°- Oportunizar a prática de esporte com ênfase na colaboração, na cooperação e nos valores morais e sociais entre todos os participantes.
  2°- Proporcionar a integração entre discentes, docentes e técnicos administrativos da Rede Federal e a sociedade em geral.
  3°- Vivenciar a pluralidade cultural em suas diversas e diferentes manifestações.
  4°- Socializar respeitando a identidade, a individualidade e o coletivo.
  5°- Estimular a prática do esporte como meio para melhoria do bem-estar físico e mental, qualidades essenciais para a saúde.
  6°- Fortalecer a política de Educação Física e Lazer na Rede Federal.

Reconhecendo o valor pedagógico e a oportunidade de materialização dos objetivos propostos, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, por meio da sua Pró-Reitoria de Extensão e Cultura – PROEXC, em parceria com o trabalho dos professores de Educação Física dos diversos campi confirmaram presença nos JIF's - Etapa Nacional 2022, articulando assim, a participação dos seus estudantes/atletas nesse grandioso evento. Nesse contexto de articulação, o Campus Araçuaí foi representado por 20 (vinte) estudantes/atletas convocados para compor as equipes esportivas do IFNMG nas modalidade de vôlei masculino/feminino e handebol masculino/feminino. Nesse grandioso evento, nossos alunos/atletas demonstraram muito empenho e qualidade técnica em quadra, conquistando a medalha de bronze no handebol feminino e a medalha de prata no handebol masculino.

Além do show dentro de quadra, vale registrar que durante o evento os alunos da delegação do IFNMG deram também um show fora de quadra, experienciando valores trabalhados nas aulas de Educação Física, tais como: espírito esportivo, fair play, respeito, coletividade, compromisso, disciplina e cordialidade; comportamentos estes desejados na relação com o próximo e que deixaram os professores de Educação Física e demais servidores orientadores lisonjeados e felizes com a honrosa participação.

Diante da campanha exitosa, alunos/atletas foram recepcionados com festa pelo Diretor-Geral Irã Pinheiro Neiva, servidores e colegas numa cerimônia de homenagens e exaltação ao feito alcançado. Os atletas exibiram os troféus conquistados e foram fotografados em poses descontraídas, dando mais vida e sentido à convivência escolar. Esperamos que a gestão do IFNMG – Campus Araçuaí continue incentivando as atividades esportivas no campus e apoiando a participação das nossas equipes nos JIF’s e noutros jogos escolares em 2023.

Confira alguns registros:

WhatsApp Image 2022 12 20 at 16.19.42