Portal IFNMG - Projeto de Extensão: Mapeando dados - tecendo redes Ir direto para menu de acessibilidade.

Projeto de Extensão: Mapeando dados - tecendo redes

Publicado: Quinta, 22 de Dezembro de 2022, 11h54 | Última atualização em Segunda, 26 de Dezembro de 2022, 09h45

No último dia 20, o campus Araçuaí apresentou à comunidade escolar parte dos resultados do Projeto de Extensão “Mapeando dados, tecendo redes”. O projeto tem como objetivo sistematizar os dados relativos à violência doméstica no Vale do Jequitinhonha. Essa sistematização utiliza metodologias de Geoprocessamento, que gerará dados para a criação e alimentação de uma plataforma virtual que permita acessar esses dados de forma ordenada. Além de criar uma base de dados regionalizada para consulta pública, o projeto aspira oferecer momentos formativos com a equipe e com a comunidade escolar, por meio de reuniões e seminários.
  A apresentação contou com a presença dos membros do projeto e consistiu numa mostra das notícias de crimes contra as mulheres nas cidades que compõem o Vale do Jequitinhonha, seguida dos mapas confeccionados pelo Professor João Jacintho, demonstrando os números da violência doméstica. Esses dados foram obtidos a partir dos anuários do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais e trabalhados pelas bolsistas. Foram realizadas ainda atividades de reflexão sobre patriarcado e machismo e sobre mulheres na Ciência com as turmas dos segundos anos dos técnicos em Meio Ambiente e Informática, com a participação da  Lillian Melo, Cristina Santos e Lizian Martins.
  A equipe do projeto é composta pelos servidores Maria Cristina Santos (psicóloga e coordenadora), Professora Dirlene Almeida (Informática), Professor João Jacintho (Agrimensura), Cláudia Rodrigues (assistente social), Lizian Martins (assistente social, membro do Comitê de Enfrentamento à violência contra a mulher e assessora do mandato do Dep. Dr, Jean Freire), sendo ela a idealizadora do projeto. O trabalho conta ainda com duas bolsistas, as estudantes Ana Clara Ribeiro do 2º ano técnico em Agrimensura e Ana Clara Alves, do 2º ano técnico em Informática.

WhatsApp Image 2022 12 20 at 11.26.48

WhatsApp Image 2022 12 20 at 11.26.48 1