Portal IFNMG - Alunas do Campus Montes Claros apresentam trabalhos em eventos regionais e nacionais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Alunas do Campus Montes Claros apresentam trabalhos em eventos regionais e nacionais

Publicado: Quarta, 02 de Dezembro de 2015, 08h17 | Última atualização em Quarta, 02 de Dezembro de 2015, 08h18

O trabalho “Percepções das alunas do Curso Básico de Informática para Mulheres oferecido pelo IFNMG Campus Montes Claros” foi apresentado no 9o Fórum de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão – FEPEG – realizado pela Universidade Estadual de Montes Claros, entre os dias 23 a 26 de setembro. O tema do evento desse ano foi “A humanização na ciência, tecnologia e inovação” e contou também com diversas palestras e minicursos.

O resumo foi uma publicação do projeto de extensão “Inclusão Digital das Mulheres no IFNMG Campus Montes Claros”, referente à oferta do curso em 2014, e foi apresentado pela aluna do curso de Ciência da Computação, Luana Araújo Mendes, e pela ex-aluna do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Núbia Nunes de Souza, sob a supervisão da assistente social do campus, Alana Mendes Silva.

Apresentação de resumo no FEPEG

Já a aluna do curso de Ciência da Computação, Keline Morais Balieiro, apresentou, no dia 27 de outubro, o artigo “Perfil do Público-Alvo do Projeto de Inclusão Digital de Mulheres”, no XII Congresso Nacional de Educação – EDUCERE -  realizado pela PUC-PR.  Esse evento é realizado a cada dois anos, com o objetivo de promover uma discussão sobre as relações entre formação, prática e pesquisa educacionais em um contexto globalizado e de forte demanda social.

Apresentação de artigo no EDUCERE

A aluna Keline também apresentou, no dia  19/10/2015,  o resumo  “Mostra de Fotografia Mulheres em Foco: Retratos e Estatísticas” no Simpósio de Integração Acadêmica realizado pela Universidade Federal de Viçosa (UFV).  Esse trabalho, apesar de ser fruto de outro projeto de extensão, está vinculado a mesma equipe e temática. Segunda a discente, “os eventos permitiram o contato com estudantes de graduação e pós-graduação, professores e profissionais de diversas áreas. A maioria das pessoas que conheceram o trabalho incentivaram a continuação do projeto. Foi uma oportunidade de ouvir opiniões e conhecer outros trabalhos que poderão favorecer o surgimento de ideias para futuros projetos de pesquisa e extensão”.

Apresentação de resumo no Simpósio de Integração Acadêmica

Os trabalhos apresentados são frutos do projeto de extensão “Inclusão Digital das Mulheres no IFNMG Campus Montes Claros”. Esse projeto ocorre anualmente e tem como objetivo, além de desenvolver habilidades em Informática Básica, proporcionar às mulheres participantes conhecimentos sobre leis específicas, mercado de trabalho e saúde. Dessa forma, espera-se contribuir para o empoderamento das mulheres participantes, e também com a inserção delas no mercado de trabalho.

As atividades do projeto são conduzidas por uma equipe multidisciplinar, composta por bolsistas do curso técnico em Informática e do curso de Ciência da Computação. Desde 2013, já colaboraram com o projeto as discentes Bárbara de Oliveira Aguiar, Luana Araújo Mendes, Núbia Nunes de Souza, Ingrid Fernanda M. G. A. Araújo e Ana Flávia Rocha Santos (bolsista atual). Além destas, hoje conta com uma equipe fixa composta pela discente Keline Morais Balieiro, pela assistente social, Alana Mendes da Silva, pela professora Luciana Balieiro Cosme,  pela psicóloga,  Amanda Chaves Moreira Cangussu, pela nutricionista, Audrey Handyara Bicalho, e pela especialista em gênero, Luana Balieiro Cosme.

Segundo a equipe, o apoio da Direção e da Coordenação de Extensão do Campus foi essencial para viabilizar tanto a realização do projeto quanto as apresentações de trabalho.

Fim do conteúdo da página