Portal IFNMG - Formandos em Química plantam árvore para marcar sua passagem pelo Campus Ir direto para menu de acessibilidade.

Formandos em Química plantam árvore para marcar sua passagem pelo Campus

Publicado: Sexta, 11 de Março de 2016, 17h02 | Última atualização em Segunda, 14 de Março de 2016, 10h36

110316 salgueiro

Formandos da turma do Curso Técnico em Química Integrado ao Ensino Médio realizaram, nesta quarta-feira 9 de março, o plantio de uma muda de salgueiro nas dependências do Campus Montes Claros. A ideia, vinda de um grupo de alunos da turma, é criar uma lembrança sustentável da passagem da turma 2013-2015 pela escola.

De acordo com a formanda Maria Eugênia Alves Nogueira, a ideia da turma é retornar juntos à escola dentro de alguns anos para verificar o crescimento do salgueiro: “A árvore simboliza o próprio crescimento pessoal de cada um; é o fruto do nosso aprendizado, no qual está representada a nossa turma”.

A escolha do salgueiro não se deu por acaso: é da casca do salgueiro que se extrai a salicilina, substância anti-inflamatória que foi transformada em ácido salicílico pelo químico italiano Raffaele Piria (1814-1865). Este composto é a base do analgésico Aspirina, mundialmente difundido e utilizado. A árvore, portanto, simboliza a importância da química para a sociedade.

Junto ao salgueiro foi colocada uma placa metálica com o nome da planta e os nomes dos alunos que compõem a turma.

O ato de plantar uma árvore deveria se tornar uma tradição entre as novas turmas. Sentimos falta de um IF mais arborizado, e nossa passagem por aqui deixou as sementes. Apesar de que muitos seguirão carreiras diferentes, todos se formamos técnicos em química, e nos formamos na mesma instituição”, disse Maria Eugênia.

110316 salgueiro1

110316 salgueiro2