Portal IFNMG - Gincana em comemoração ao Dia do Estudante agita alunos do Campus Montes Claros Ir direto para menu de acessibilidade.

Gincana em comemoração ao Dia do Estudante agita alunos do Campus Montes Claros

Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2017, 11h29 | Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2017, 12h07
imagem sem descrição.

No  dia 4 de outubro aconteceu, no Campus Montes Claros, evento festivo comemorando a culminância da gincana alusiva ao Dia dos Estudantes, promovida pelo Núcleo de Assistência Estudantil (NAEC) e pelo Departamento de Ensino. A gincana teve seu Regulamento divulgado no dia 11 de agosto, estabelecendo tarefas a serem realizadas ao longo de quase dois meses.

Seis equipes participaram da gincana. O evento teve o apoio e a colaboração dos servidores (gestão, docentes, técnico-administrativos), dos funcionários terceirizados e de parceiros externos, como o grupo de dança Levitar, a empresa Vídeo Mix, a padaria Santa Brígida e a padaria e confeitaria Minas Pão.

Essa ação contempla um dos eixos da Assistência Estudantil, que pretende, a partir da realização de eventos culturais em parceria com os demais setores, promover o desenvolvimento de uma concepção de Educação Profissional e Tecnológica em sintonia com os valores universais do homem, como o trabalho coletivo, a solidariedade e a generosidade. Nessa diretriz, compreende-se como um dos objetivos do processo de ensino e aprendizagem incentivar, por meio da arte, nas suas diversas formas de expressão, a fraternidade, a alegria, a colaboração e a criatividade, envolvendo toda a comunidade. Espera-se, assim, contribuir para a conscientização do papel de todos e de cada um na construção de um mundo mais justo e mais humano.

Uma das tarefas da gincana previa a arrecadação de alimentos não perecíveis e de material de limpeza para doação. Foram arrecadadas duas (2) toneladas de donativos, distribuídos entre as seguintes Instituições:

- Casa de Apoio Miguel Rêgo Alencar - que acolhe mães que estão com filhos hospitalizados;

- Centro Pedagógico Capelo Gaivota - presta assistência integral a pessoas com deficiência intelectual;

- Casa de Apoio São Bento - que atende a crianças carentes com aulas de reforço, de violão e atendimentos psicológicos às crianças e às mães;

- Casa de Apoio Santa Bernadete - presta assistência social a pessoas em situação de vulnerabilidade social e risco pessoal, as quais se encontram com diagnóstico de câncer, em tratamento ambulatorial de quimioterapia e radioterapia;

- Projeto Amor e Vida - assiste a moradores de rua;

- Associação Presente de Apoio a Pacientes com Câncer e,

- Asilo São Vicente de Paulo.

Os organizadores consideram que a realização da gincana atingiu os objetivos, pois, além de trabalhar, no processo de formação dos nossos estudantes, as questões atitudinais, possibilitou vivenciarmos práticas de responsabilidade social, transcendendo o espaço físico da sala de aula e reafirmando o compromisso da Assistência Estudantil do campus Montes Claros, de mostrar a todos e a todas que, se nos propomos a realizar uma formação integral com qualidade e êxito, é necessário refletir sobre uma série de questões relacionadas ao desafio de SER.

Equipe laranja - Vencedora
Equipe Rosa - 2º lugar
 03  04
 05  06