Portal IFNMG - Campus Pirapora em parceria com o Comitê de Bacia do Rio São Francisco realiza palestra Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Campus Pirapora em parceria com o Comitê de Bacia do Rio São Francisco realiza palestra

Publicado: Terça, 27 de Março de 2012, 15h12 | Última atualização em Terça, 27 de Março de 2012, 15h13

Abertura da Palestra - Anfiteatro

Abertura da Palestra "Ações de Revitalização do Rio São Francisco"

O IFNMG – Campus Pirapora, através da “Comissão do Plano de Arborização do Campus Pirapora”, em virtude da comemoração do “Dia Mundial da Água – 22/03”, realizou nesse último sábado - letivo - (24/03/12), às 9h30min, no auditório do Campus uma palestra em parceria com o Comitê da Bacia do Rio São Francisco. A palestra teve como objetivo principal demonstrar as ações que têm sido executadas em prol do Rio São Francisco, o principal recurso hídrico regional. Para isto, convidou-se a Diretora da Câmara Consultiva do Alto São Francisco – Comitê de Bacia do São Francisco, Delvane Maria Fernandes, que explicou as ações desenvolvidas pela Política Nacional dos Recursos Hídricos na microrregião de Pirapora e Buritizeiro.

A Diretora da Câmara Consultiva do Alto São Francisco – Comitê de Bacia do São Francisco, Delvane Maria Fernandes

A Diretora da Câmara Consultiva do Alto São Francisco – Comitê de Bacia do São Francisco, Delvane Maria Fernandes

Delvane participa do Comitê de Bacia do Rio São Francisco através das organizações não governamentais: Associação Regional de Proteção Ambiental - ARPA e o Centro de Ecologia Integrada de Pirapora – CEIP. Essas ong's desenvolvem trabalhos de educação ambiental e ações de recuperação de afluentes do Rio São Francisco, como a plantação de espécies nativas do Cerrado, a construção de pequenas barragens que impedem que a terra das estradas vicinais com as chuvas sejam carregadas para os rios, o cercamento de nascentes e previsões do retorno da hidrovia, acabando com o assoreamento do leito fluvial. Além disso, o trabalho em educação ambiental é feito com as comunidades ribeirinhas, dentre elas, pequenos produtores rurais, pescadores, quilombolas e indígenas, de forma que eles se conscientizem da importância do Cerrado para suas sobrevivências.

Mudas de ipês roxos e amarelos plantados no Campus Pirapora.

Mudas de ipês roxos e amarelos plantados no Campus Pirapora

Essa palestra sobre as ações do Comitê de Bacia do Rio São Francisco marcou o início de possíveis parcerias que incluirão o Campus Pirapora nas ações de revitalização, uma vez que o IFNMG configura-se num importante órgão no campo educacional, científico e tecnológico do Norte de Minas Gerais. E para abrilhantar mais o evento a Associação Regional de Proteção Ambiental – ARPA doou ao Campus Pirapora 128 mudas de ipês roxos e amarelos que estão sendo plantadas e terão a participação dos alunos no seu cuidado e manutenção.

É o verde chegando ao Campus Pirapora!

Fim do conteúdo da página