Portal IFNMG - Professor do Campus Pirapora apresenta trabalho no Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 22 de Maio de 2012, 17h21 | Última atualização em Terça, 22 de Maio de 2012, 17h21

O ERMARC, Encontro Regional de Matemática Aplicada e Computacional, aconteceu nos 10 e 11/05 na Universidade Federal Fluminense/SP. O evento, que tem a participação  das Cinco Regiões do país foi realizado pela SBMAC (Sociedade Brasileira de Matemática Aplicada e Computacional) e tem o objetivo principal de divulgar as atividades de ensino, pesquisa e desenvolvimento nas áreas de matemática aplicada e computacional em nosso país.

O professor José Sérgio do IFNMG - Campus Pirapora apresentou o trabalho “Um Exemplo de Modelagem Matemática no Tratamento de Tumores”, trabalho que tem como objetivos: estudar o crescimento de tumores sólidos onde a angiogênese já se desenvolveu, usando um modelo matemático desenvolvido por ele, que descreve a taxa de crescimento da população celular tumoral e ainda, determinar matematicamente - com o modelo matemático proposto - uma expressão para o coeficiente de crescimento celular e posteriormente, compará-lo com o coeficiente empírico observado e determinado por biólogos e pesquisadores da área médica.

O trabalho do profesor José Sérgio teve grande aceitação no evento, razão pela qual foi procurado por vários grupos de pesquisa das Universidades Federal Fluminense e também da Federal do Rio de Janeiro para discutir os resultados encontrados em seu trabalho e também para possíveis parcerias entre o professor José Sérgio (IFNMG-Campus Pirapora) e esses grupos para realização de trabalhos futuros.

Para ver o artigo na íntegra, clique aqui.