Portal IFNMG - Alunos do Campus Pirapora participam da Campus Party 2019 e vencem competição nacional de programação (hackathon) Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 19 de Fevereiro de 2019, 20h26 | Última atualização em Quarta, 20 de Fevereiro de 2019, 12h16

Nos dias 12 a 17 de fevereiro, na cidade de São Paulo-SP, a Campus Party Brasil promoveu mais uma vez um dos maiores eventos tecnológicos do mundo, envolvendo variados públicos em torno de um festival de inovação, empreendedorismo, universo digital, ciências e criatividade.

O evento reuniu durante 5 dias mais de 8000 participantes em um ambiente imersivo, propício para troca de experiências, aprendizados, inovações e promoção de negócios. Foram mais de 1000 horas de conteúdo, acontecendo simultaneamente em vários palcos e bancadas.

O IFNMG Campus Pirapora esteve representado no evento pela participação de 37 alunos, de variados cursos da instituição, e do Prof. Daniel Maia, que coordenou a Caravana IFNMG-Pirapora MinasUP.

O professor Daniel considerou a participação do Campus Pirapora no evento bastante efetiva, já que alguns alunos trabalharam como colaboradores e voluntários, além de ter uma equipe vencedora em um desafio de programação (hackathon).

FOTO GERAL IFNMG

Durante o evento acontecem diversos desafios de programação (hackathons). Cada desafio dura entre 24 a 72 horas. A equipe deve escolher o desafio (problema) que quer solucionar; criar uma solução tecnológica para o problema e apresentá-lo para uma banca de jurados com notório saber e experiência na área do tema escolhido.

A equipe “EDUCAAÇÃO” formada pelos alunos Alex Praxedes, Breno Carvalho, João Batista e Matheus Teles, representou o Campus Pirapora em 3 hackathons, alcançando o 1º lugar no “Hack Educação” e o 2º lugar geral do “The Big Hackathon”, promovido pela prefeitura de São Paulo e o Instituto Campus Party, em parceria com a Unicef.

EQUIPE EDUCAACAO JOAO BRENO ALEX E MATHEUS

O principal objetivo dos desafios foi criar soluções tecnológicas que ajudem a fomentar iniciativas inovadoras em prol da melhoria de políticas públicas para o bem estar da sociedade. As soluções deveriam ter foco em uma das seis áreas: Direitos Humanos; Finanças Públicas; Educação; Saúde; Governo Aberto; e Monitoramento de Obras Públicas.

Participar da Campus Party é uma experiência única! Mas o que realmente chama nossa atenção são os hackathons, temos poucas horas para desenvolver uma solução para um problema que muitas vezes nunca tínhamos pensado que existe. Escolhemos participar do The Big Hackathon da educação por ser mais desafiador e também por estarmos bem relacionados com o tema. A nossa proposta envolvia análise de dados abertos para criarmos perfis de alunos propícios à evasão escolar, cruzamos dados referentes ao trabalho infantil, deficiências, renda familiar, idade e série, a fim de que os órgãos possam agir antes que a criança com o perfil de exclusão escolar saia da sala de aula. Foram as 48 horas mais rápidas da nossas vidas. No desenvolvimento da ferramenta, cada um de nós ficamos responsáveis por uma tarefa. Não é nada fácil, existem momentos de pensar em desistir, momentos de desentendimentos na equipe, algumas frustrações, sono, ansiedade, etc, a pressão é muito grande. Em 72 horas dormimos uma média de 5 horas. No final conseguimos vencer o The Big Hackathon em segundo lugar entre mais de 15 equipes participantes de todo o Brasil, além de ficarmos bem colocados nos outros desafios. Ficamos muito felizes pelo nosso desempenho, alguns de nós já havíamos participado de outras edições da Campus Party, mas essa foi inesquecível, não só pelo resultado, mas também pela experiência adquirida, foi extraordinário!” ressaltou o aluno Alex Praxedes.

TRABALHO EM EQUIPE 1 TRABALHO EM EQUIPE 2

O IFNMG - Campus Pirapora e toda comunidade Piraporense se orgulham de seus alunos e de seu coordenador. Parabéns pela conquista e participação.

pirapora horizontal jpg