Portal IFNMG - Iniciado o projeto de Extensão Finanças na Ponta do Lápis Ir direto para menu de acessibilidade.

Iniciado o projeto de Extensão Finanças na Ponta do Lápis

Publicado: Quinta, 01 de Agosto de 2019, 08h58 | Última atualização em Quinta, 08 de Agosto de 2019, 09h27

No dia 09/07/2019 terça-feira, aconteceu na sala de Multimeios do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais- Campus Pirapora o lançamento do projeto de Extensão “Finanças na ponta do Lápis” coordenado pela professora Juliana Ramires. No lançamento do projeto foi ministrado a primeira palestra do projeto, intitulada “Investimentos inteligentes” ministrada pelo Invest Mart/ XP Investimentos, Felipe Guerra. Durante o evento, estavam presentes alunos, servidores do Campus Pirapora, associados da ACIAPI (Associação Comercial e Industrial de Pirapora) e o público em geral da cidade de Pirapora, pois, o evento foi amplamente divulgado para toda a comunidade Piraporense através de aplicativos de mensagens e envio de e-mails às empresas cadastradas na ACIAPI.

O projeto “Finanças na ponta do lápis” tem como objetivo principal oferecer palestras e mini-cursos tendo como tema central o assunto: “finanças pessoais” para empregados das empresas cadastradas na ACI de Pirapora e pessoas da comunidade da cidade de Pirapora-Minas Gerais e região, possibilitando o conhecimento de mercado financeiro; investimentos de renda fixa e renda variável; estratégias para atingir o equilíbrio financeiro, etc, assuntos pertinentes para os indivíduos participantes e suas famílias. A premissa básica é que se o indivíduo detém de informações assertivas acerca das finanças, provavelmente ele atingirá um equilíbrio das finanças pessoais e por consequência o desenvolvimento dos projetos de vida almejados. De acordo com o Projeto Pedagógico do Curso Superior em Administração, entende-se que o Campus Pirapora do IFNMG, como instituição que tem por finalidade formar e qualificar profissionais no âmbito da educação tecnológica, nos diferentes níveis e modalidades de ensino, para os diversos setores da economia, como está definido sua função social expressa em seu Plano de Desenvolvimento Institucional, em consonância com as necessidades identificadas a partir da compreensão do cenário mundial, assim, o presente projeto contempla essa função social. É importante ressaltar, que o projeto de extensão inicia-se em um contexto financeiro tumultuado do país, tornando assim um projeto adequado para o momento e que preocupa em preparar os indivíduos da região na qual o IFNMG está inserido para lidar com as suas finanças, pois, em tempos de crise financeira, temos que administrar de forma eficiente os recursos financeiros, pois, a educação financeira tem o propósito de auxiliar os consumidores na administração dos seus rendimentos, nas suas decisões de poupança e investimentos, no seu consumo consciente.

WhatsApp Image 2019 07 31 at 10.02.11

WhatsApp Image 2019 07 31 at 10.03.14