Portal IFNMG - Acadêmicos de Medicina Veterinária do Câmpus Salinas visitam instalações de Frigorífico de exportação e Confinamento de gado de corte em Nanuque/MG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 13h18 | Última atualização em Quarta, 14 de Dezembro de 2016, 16h08

Foto 01 Visita Técnica Méd Vet em Nanuque

Acadêmicos de Medicina Veterinária na sede da Inspeção Federal no Frigorífico FRISA em Nanuque/MG.

Os acadêmicos do oitavo período de Medicina Veterinária estiveram, no último dia 09 de dezembro, em duas visitas técnicas na cidade de Nanuque/MG. As visitas foram realizadas nas instalações do Frigorífico FRISA (recém adquirido pelo grupo Minerva) e no confinamento de gado de corte da ANR. As visitas abordaram conceitos de quatro disciplinas (Inspeção de Carnes, Tecnologia e processamento de produtos de origem animal, Bovinocultura de corte e Nutrição de ruminantes) e foram coordenadas pelo Prof. Thiago Moreira dos Santos.

Os alunos tiveram a oportunidade de conhecer as instalações de um  frigorífico sob o Serviço de Inspeção Federal (SIF), habilitado para exportação para União Européia, Oriente Médio, África, Rússia, Chile, Israel e, recentemente, Estados Unidos (para carne in natura). A visita foi acompanhada pelo Auditor Fiscal Federal Agropecuário, Dr. Jorge Luiz Oliveira Afonso, apresentando as instalações de recepção dos animais, da sala de matança, desossa, estocagem e graxaria, além de conhecer de perto a realização do abate judaico.

Foi uma oportunidade única de conhecer a rotina e perspectivas profissionais na Inspeção Federal, uma das mais cobiçadas áreas da Medicina Veterinária. “A inspeção de produtos de origem animal é uma das áreas da Veterinária menos conhecidas pela sociedade mas de enorme impacto: garantir e atestar a sanidade dos produtos de origem animal para o consumidor é de responsabilidade legal do Médico Veterinário.”

Na parte da tarde, foi a vez de conhecer as instalações da Fazenda ANR, de confinamento de gado de corte. Recebidos pelo gerente administrativo, Álvaro Bernardo de Almeida Júnior, houve uma conversa acerca do manejo adotado, tipo de alimentação, formulação de rações, principais problemas no dia a dia, formação de lotes, procedimentos sanitários, dentre outros tópicos relacionados com a bovinocultura de corte e nutrição animal. Após a conversa, foram apresentadas as instalações do confinamento, que possui capacidade instalada para manejar 10 mil bovinos.

Foto 02 Visita Técnica Méd Vet em Nanuque

Visão geral do confinamento de gado de corte do FRISA em Nanuque/MG.

Para o aluno André Felipe Gonçalves Gomes, as visitas técnicas são essenciais. “Acredito que viagens técnicas desempenham um papel muito importante em nossa formação, pois é através delas que podemos expandir nossos conhecimentos em locias de excelência em determinadas áreas, aumentando a percepção da importância na aplicação de nossos conhecimentos em benefício da sociedade de forma geral.”

O IFNMG – Câmpus Salinas agradece a recepção e disponibilidade do Frigorífico Rio Doce S.A. (FRISA), em nome da Secretária Administrativa da Gerência, Nayara Saúde, e ao Serviço de Inspeção Federal (SIF), em nome dos Drs. Jorge Luiz Oliveira Afonso e Ivanédio Ramos Botelho, que pela segunda vez seguida recebem o Instituto em visita técnica e não medem esforços para viabilizar a oportunidade e expandir os horizontes de nossos alunos.

Fonte: Prof. Thiago Moreira dos Santos / IFNMG Campus Salinas