Portal IFNMG - Reunião na secretaria de Ciência e Tecnologia de MG prospecta novas oportunidades para o IFNMG – Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 09 de Novembro de 2017, 09h56 | Última atualização em Quinta, 09 de Novembro de 2017, 10h23

Reunião na secretaria de Ciência e Tecnologia

Foto: Grabriel Maciel

Com intuito de conhecer alternativas para novas possibilidades de desenvolvimento de trabalhos de pesquisa, extensão e inovação, representantes do IFNMG Campus Salinas participaram nesta semana de uma reunião na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Ensino superior de MG, na cidade administrativa em Belo Horizonte. Na ocasião, além da presença do diretor geral e do diretor de pesquisa, inovação e pós-graduação do Campus Salinas, estiveram presentes o Secretário de Estado Miguel Corrêa, o subsecretário de Ensino Superior, Miguel Portes e o chefe de gabinete, Marcelo Velloso.

Foram apresentadas oportunidades tais como os programas Startup universitário (*) e Inovapró (**). Também foi apresentada a informação sobre a expectativa de lançamento de um edital de fomento da FAPEMIG exclusivo para os institutos federais, cujas tratativas já estão bem adiantadas junto ao presidente da fundação (Sr. Evaldo Ferreria Vilela). Outras perspectivas de maior engajamento do Campus junto à FAPEMIG também foram discutidas, com ações já idealizadas pela diretoria de pesquisa.

Outro assunto discutido foram as parcerias estabelecidas entre algumas IES dentre elas o IFNMG, UNIMONTES, UFMG e outras juntamente a SEDECTES, visando identificar profissionais e respectivas linhas de pesquisa e extensão para atendimento a demandas regionais tais como: Estratégias de retenção de água da chuva, aproveitamento de energia solar, biocombustíveis (ex: aproveitamento da macaúba) dentre outros.

Sobre a UaiTec Lab., foi informado que o programa busca novo local para retomar as atividades na cidade de Salinas.

No encerramento da reunião, foi solicitado pelo Sr. Miguel Corrêa, o agendamento de uma visita ao Campus Salinas.

(*) Capacita e apoia professores para criarem ações que deem aos alunos a oportunidade de desenvolverem comportamento empreendedor. Inscrições até 24/11.

(**) Seleciona projetos de startups em deselvolvimento por alunos e professores da pós-graduação de instituições publicas de ensino superior sediadas em MG. Apoia financeiramente projetos que estejam em fase de concepção, ideação ou gestação (Fonte:SEDECTES). Maiores informações em tecnologia.mg.gov.br.