Portal IFNMG - Retrospectiva NEABI – Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Retrospectiva NEABI – Campus Salinas

Publicado: Terça, 04 de Dezembro de 2018, 11h00 | Última atualização em Quarta, 04 de Agosto de 2021, 15h21

 

IMG 20201124 WA0002 1

 

Diversidade Religiosa, o que você sabe?

Diversidade Religiosa 02 06

 

Vidas Indígenas Importam - Resistência e protagonismo indígena em tempos de pandemia

Vidas Indigenas Importam 28 04

Cine Debate - Guerras do Brasil 

Cine debate 26 04

 

Da nomeação dos novos membros à culminância do Novembro Negro

Foto 05 Ciclo de Palestras NEABI 2018

Abertura Novembro Negro: I Seminário de Sociologia.

Com a divulgação da portaria no. 161 de 08/08/2018, que definiu os novos membros do Núcleo de Estudos, Pesquisa e Extensão Afro-brasileiros e Indígenas (NEABI) de acordo com o regulamento revisado, o Campus Salinas seguiu na trilha de novos horizontes para os trabalhos deste importante núcleo. A portaria é composta por professores, técnicos administrativos, discentes, representantes de comunidades quilombolas e indígenas e membros externos, que desde então, não pararam de inovar.

Em setembro realizou-se a nossa primeira reunião, contando com a participação do Diretor- Geral do Campus Salinas, Wagner Patrício de Sousa Junior, da Diretora de Ensino e também membro do NEABI, Wania Silvinha Loiola de Oliveira e do professor Laio Marques, que é membro do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros (NEAB)/UNIMONTES, no intuito de definir as ações para o semestre.

No dia 09 de outubro, lançamos a nossa primeira atividade: O Ciclo de Palestras NEABI, com duas palestras: “Os índios e o acesso a educação”, ministrado pela professora Renata de Oliveira e “Racismo estrutural e branquitude”, ministrado pelo professor Laio Marques. Neste dia, tivemos 82 participantes, entre alunos do ensino médio integrado, egressos, servidores do Campus e professores da rede pública e particular de Salinas e região.

Este foi um momento inspirador que fez o grupo inovar nas ações do Novembro Negro. A proposta deste ano foi desafiadora. Foram três semanas de intensas atividades. Apesar de cada professor ser responsável por sua atividade, houve vários momentos em que o trabalho ocorreu em equipes. Desta forma, conseguimos organizar 12 atividades, entre palestras, seminários, oficinas, cine-debates e rodas de conversa, por onde passaram 450 pessoas, entre alunos, serividores e representantes da comunidade externa.

A inovação já foi notada logo na abertura do Novembro Negro com o protagonismo dos nossos alunos do 1º ano do Ensino Médio, que, com sucesso e dedicação, desenvolveram o I Seminário de Sociologia, tendo como coordenador da atividade o prof. Laio Marques.

A identidade visual do Núcleo foi apresentada com muita arte e sensibilidade pelo professor Jamerson Rezende, que organizou a oficina “Visualidades de Origem Africana e Indígena”.

Foto 01 Neabi horizontal 1 cores

Logotipo criado durante a Oficina “Visualidades de Origem Africana e Indígena” – Prof. Jamerson Rezende

A profa. Rosana dos Santos em conjunto com a profa. Adriana Diógenes coordenaram a “Roda de Conversa Sobre Cabelos e Estética Negra”, contando com a participação especial de Vitória Barbosa Santana, uma jovem estudante e empreendedora no ramo da estética, especialista em cabelos afro-brasileiros. Participaram desta roda de conversa alunos do 8º e 9º ano da Escola Estadual Tancredo Neves, da cidade de Taiobeiras, a pedido do professor Levon Nascimento, membro externo do NEABI Campus Salinas.

Foto 06 Ciclo de Palestras NEABI 2018

Roda de conversa sobre cabelos e estática negra com os alunos do IFNMG e da E.E. Tancredo Neves da cidade de Taiobeiras.

Foto 09 Ciclo de Palestras NEABI 2018

Alunos da E.E. Tancredo Neves da cidade de Taiobeiras.

O ciclo de palestras NEABI, coordenado pela profa. Thaís Castanheira em conjunto com os professores Eduardo Garrido, Laio Marques, Rosana Santos, Admilson Prates e Leonardo da Silva, promoveram uma palestra por semana.

No primeiro dia do Ciclo de Palestras NEABI sediamos o lançamento do livro “Estudos Afro-indígenas: Religiosidades e Educação”. Foi uma noite de autógrafos e palestra com Prof. Dr. Márcio Antônio Silva, coordenador do NEAB/UNIMONTES. Sua palestra envolveu o tema “ações afirmativas e cotas raciais no Brasil”. Para a sessão de autógrafos, contamos ainda com um dos professores do Campus Salinas, prof. Laio Marques, colaborador em um dos capítulos do livro. 

Foto 07 Ciclo de Palestras NEABI 2018

Palestra “Ações afirmativas e cotas raciais no Brasil” com o prof. Dr. Márcio Antônio Silva(NEAB/UNIMONTES).

Foto 08 Ciclo de Palestras NEABI 2018

Lançamento do livro “Estudos Afro-indígenas: Religiosidades e Educação”.

A segunda palestra proposta pelo Ciclo de Palestras NEABI, foi apresentada com dois temas: “Aportes Sobre a Mística Afro-sertaneja”, ministrado pelo prof. Admilson Prates e “Feminismo Negro”, ministrado pela profa. Rosana dos Santos. Nossa última palestra, abordou o tema “O Oprimido e o Opressor na Concepção de Frantz Fanon”, ministrado pelo prof. Leonardo da Silva. Foi um sucesso de público!

E quem não gosta de um bom filme? Pensando nisso, o NEABI, através da coordenação da profa. Rosana dos Santos, selecionou três filmes para o “Cine-Debate”: Besouro, A negação do Brasil e Vista a minha pele.

Pensando nas "almas poetas", o NEABI, por meio da coordenação da profa. Daiane de Andrade e do prof. Alex Campos, organizou a oficina “Poesia Afro-brasileira”. Momento de muita delicadeza e intensidade. Os alunos amaram e nós também!

Foto 10 Ciclo de Palestras NEABI 2018

Oficina de Poesia Afro-brasileira.

E no dia 20 de novembro, dia da Consciência negra, o NEABI por meio da coordenação da profa. Thaís Castanheira, trouxe para as atividades do Novembro Negro a apresentação cultural do grupo “Meninos do Tambor”, sob a direção musical de Cláudio Mineiro e Messias Costa. Este grupo é um projeto elaborado com as crianças assistidas pela Associação Hope of the Future.

Foto 11 Ciclo de Palestras NEABI 2018

Grupo Meninos do Tambor.

A culminância das atividades do Novembro Negro ocorreu no dia 24 de novembro. Neste dia, além de contarmos um pouco da nossa trajetória e das experiências durante as atividades, reapresentamos o slam de poesia, uma técnica de poesia falada e performática, da aluna Ana Luiza, do 1º ano do Ensino Médio do curso técnico em Agropecuária. Para encerrar, tivemos um show musical com repertório escolhido especialmente para o Novembro Negro. A banda foi composta pelos professores Eduardo Garrido e Laio Marques e os alunos Geraldo Otávio Vieira e Ana Luiza Amorim, do curso de Engenharia de Alimentos; Guilherme Costa Dias do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Anthony Guimarães do Ensino Médio Técnico em Informática.

Foto 02 Ciclo de Palestras NEABI 2018

Culminância das atividades do Novembro Negro. Presidente do Neabi, Profa. Thaís Larissa Lourenço Castanheira, Diretor Geral Wagner Patrício de Sousa Junior e Diretora de Ensino Wania Silvinha Loiola de Oliveira.

Foto 03 Ciclo de Palestras NEABI 2018

Slam de poesia com a aluna Ana Luiza.

Foto 04 Ciclo de Palestras NEABI 2018

Show de Encerramento.

Nossos agradecimentos a todos os servidores que nos deram suporte técnico e estrutural, no tocante aos recursos audiovisuais, organização do espaço e limpeza, transporte e outros. Agradecemos ainda aos alunos da Medicina Veterinária Walleska Silva Barbosa, Anderson Santiago Loiola e Frederico Rodrigues de Oliveira pela ajuda voluntária ao evento.

Nosso muito obrigado a todos que ajudaram a nos fortalecer!

Somos todos NEABI e o NEABI é de todos nós!

FONTE: Coordenação do NEABI/IFNMG-CampusSalinas

 

Fim do conteúdo da página