Portal IFNMG - Projeto Casa Sensorial: Uma Luz na Escuridão Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Projeto Casa Sensorial: Uma Luz na Escuridão

Publicado: Quinta, 13 de Dezembro de 2018, 14h01 | Última atualização em Segunda, 27 de Janeiro de 2020, 08h59

Foto 02 Projeto Casa Sensorial 2018

Abertura da Casa Sensorial

O IFNMG – Campus Salinas recebeu nos dias 03, 04 e 05 de dezembro de 2018 o Projeto Casa Sensorial: uma luz na escuridão. A ação foi organizada pelo NAPNE (Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas) tendo como objetivo a promoção da cultura educacional para a convivência, aceitação da diversidade, quebra de barreiras atitudinais e inclusão de todos na educação.

A "Casa Sensorial" consiste em um ambiente que simula uma moradia comum com móveis (mesas, cadeiras, sofás, TV, cama, fogão e geladeira) porém totalmente no escuro, recebendo visitantes que com os olhos vendados, são guiados por cegos, afim de que estas vivenciem a privação do sentido da visão e que assim, reconheçam que é possível ter uma vida normal nestas condições.

O projeto foi idealizado pela deficiente visual Cristiana Magalhães Leite Matos, vice-presidente da Associação dos Deficientes Visuais de Montes Claros – ADEVIMONTES e nasceu da necessidade de mostrar a sociedade o potencial para o trabalho das pessoas cegas. Criando dinâmicas e simulando situações nas quais os cegos pudessem demonstrar como enfrentam os obstáculos do cotidiano e como vencem. No campus Salinas tivemos a presença de outros cegos que auxiliaram os videntes a se locomoverem pela casa, sendo eles: Argemiro Domingos dos Santos, José Aparecido Rodrigues Rosa, Geraldo Tadeu Oliveira Mota, Silvânia Rosa de Jesus e a vidente Marley Soares de Almeida.

Nesses dias, a Casa Sensorial recebeu a visita de Servidores, alunos dos Cursos Técnicos e das Graduações, Comunidade externa além de servidores de instituições públicas e particulares de Salinas, os quais teceram fortes relatos sobre a experiência de "viver no mundo dos cegos" como um processo de humanização e quebra de preconceitos sociais.

Foto 06 Projeto Casa Sensorial 2018

 

No dia 05 de dezembro encerramos o evento com a mesa redonda conduzida pela fundadora do Projeto e partilhada pelos outros membros da Casa Sensorial discorrendo sobre a vida dos cegos e suas superações para "mostrar ao mundo do que o cego é capaz, não há limites só precisamos de oportunidades" (      Cristiana Magalhães)

Foto 34 Projeto Casa Sensorial 2018

Palestra mestrada pela fundadora do Projeto Cristiana Magalhães e partilhada pelos outros membros da Casa Sensorial, todos deficientes visuais.

Considerando que, momentos como este enriquecem e ampliam as possibilidades de inclusão nas instituições, o campus Salinas agradece a todos e a todas que nos honraram nestes dias com a presença e participação na Casa Sensorial. O nosso muito obrigado por contribuir nesse projeto!

Foto 12 Projeto Casa Sensorial 2018

Equipe NAPNE - IFNMG Campus Salinas

Mais fotos, CLIQUE AQUI

Fonte: Evane Celestino Silveira, Tradutor e Interprete de Linguagens de Sinais

Fim do conteúdo da página