Perguntas frequentes
1 Qual o órgão responsável por conduzir a construção do PDI?
5 O que é projeto pedagógico institucional (PPI)?
6 Qual a Metodologia proposta para construção do PDI?
7 Quem participa da construção do PDI?
8 Como posso participar da construção do PDI?
1 Qual o órgão responsável por conduzir a construção do PDI?
A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional, por meio do Departamento de Planejamento Institucional atua na condução e sistematização da construção do PDI, sendo ela responsável também pela articulação, coordenação, acompanhamento e monitoramento do Plano.
-
melhorar os processos e dar efetividade aos resultados;
-
adequar as ofertas de serviço e atividades existentes;
-
poder vincular as ações programadas com o orçamento;
-
atender exigências do MEC/SINAES.
O primeiro PDI foi construído logo após a transformação do Centro Federal de Educação Tecnológica-Cefet Januária e Escola Agrotécnica Federal-EAF de Salinas, com vigência 2009/2013. Os segundo foi construído em 2013 e é válido desde 2014 até 31 de dezembro de 2018.Os trabalhos foram conduzidos por comissões formadas por servidores dos Campi e da Reitoria.
Os Decretos n° 5.773/2003 e n° 9.237/2017 determina que o Plano de Desenvolvimento Institucional deverá observar os seguintes elementos:
-
missão, objetivos e metas da instituição, em sua área de atuação, bem como seu histórico de implantação e desenvolvimento, se for o caso;
-
projeto pedagógico institucional (PPI);
-
cronograma de implantação e desenvolvimento da instituição e de cada um de seus cursos;
-
organização didático-pedagógica da instituição;
-
perfil do corpo docente;
-
organização administrativa da instituição;
-
infraestrutura física e instalações acadêmicas;
-
oferta de educação a distância, sua abrangência e polos de apoio presencial;
-
oferta de cursos e programas de mestrado e doutorado;
-
demonstrativo de capacidade e sustentabilidade financeiras.
5 O que é projeto pedagógico institucional (PPI)?
É um instrumento teórico-metodológico que define a política educacional para a Instituição, norteando as ações voltadas para a consecução de sua missão e de seus objetivos. O PPI faz parte do PDI, previsto no art. 16, II, do Decreto nº 5.773/2006.
O conteúdo do PPI abrange: a) a apresentação, b) o histórico da IES, c) o cenário e concepções atuais contemplando entre outros assuntos a educação, a sociedade, os desafios, as metodologias e compromisso da IES, d) o perfil do docente, e) o perfil do egresso, f) as políticas e diretrizes da IES e a g) bibliografia. A construção do PPI é obrigatória pela Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
O Decreto n.º 5.773, de 09 de Maio de 2006, criou a articulação entre o PPI e o PDI, visto ser o PPI um dos elementos do próprio PDI. Estes instrumentos, estão diretamente associados com as avaliações de cursos e processos de reconhecimento e credenciamento. Pode-se dizer que o PPI é um documento central que estabelece as políticas para tornar o acadêmico fiel à filosofia da IES. Enquanto que o PDI é instrumento de “alavancagem” institucional que deve estabelecer as ações para dar cumprimento às políticas expressas no PPI.
6 Qual a Metodologia proposta para construção do PDI?
A metodologia proposta para construção do PDI passa pela estruturação de comissões, que eventualmente no processo de elaboração podem se subdividir em grupos de trabalho. As quais são: comissão central, comissão de logística, comissão dos campi, comissões específicas e comissões temáticas. Além disso, a metodologia de construção do PDI do IFNMG ampara-se na ferramenta Balanced Scorecard (BSC) , em português "Indicadores Balanceados de Desempenho", no qual objetiva-se a definição de seus objetivos e metas a partir de quatro perspectivas: alunos e sociedade; processos internos; pessoas e inovação; financeira e infraestrutura tecnológica.
7 Quem participa da construção do PDI?
A elaboração requer a participação de toda a comunidade do IFNMG, pois o mesmo representa a formalização das expectativas e anseios que os participantes do processo de construção de conhecimento têm para com a Instituição.
Para isso foram criadas, via portaria as seguintes comissões:
Comissão |
Composição |
Atividades propostas |
Comissão Central |
reitor, pró-reitores, diretores sistêmicos, diretores-gerais e diretores dos campi. |
Definir estratégias macro; detalhar o plano de trabalho; estabelecer o cronograma geral; solicitar a designação das comissões institucionais; orientar, acompanhar e monitorar as ações, eventos e etapas gerais do processo de elaboração do PDI |
Comissão de Logística |
Departamento de Planejamento Institucional |
Alinhar o documento; auxiliar as demais comissões, mantendo um elo entre a Comissão Central; acompanhar o plano de ação de construção do PDI; consolidar as informações encaminhadas; apoiar os trabalhos da Comissão Central. |
Comissões dos campi |
Diretor-geral e diretores dos campi, dirigentes de ensino, pesquisa e extensão, procurador educacional institucional, dois representantes dos docentes, TAE e aluno, CPA, CPPD e CIS/PCCTAE, Sociedade Civil Organizada, e outros órgãos/membros que se fizerem necessário |
Definir e debater as necessidades dos campi; articular, viabilizar e apoiar as ações, eventos e etapas na elaboração do PDI. |
Comissões Específicas |
Pró-reitores e diretores sistêmicos e respectivos comitês. |
Discutir no seu âmbito de atuação as propostas de planejamento institucional para o quinquênio de 2019/2023. |
Comissões Temáticas* |
1- Comissão Temática PPI; 2- Comissão Temática Plano de Oferta de Curso; e 3- Comissão Temática Plano de Infraestrutura |
Fomentar, articular e promover eventos que possibilitem a reflexão e discussão de temas específicos, bem como a proposição de conteúdos para a elaboração de minutas parciais do PDI |
8 Como posso participar da construção do PDI?
Você pode participar das discussões realizadas no seu campus e na reitoria, nos fóruns de discussão ou mandando suas sugestões e perguntas para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..
Redes Sociais