Portal IFNMG - Curso de Engenharia Elétrica Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

Curso de Engenharia Elétrica

Publicado: Sexta, 09 de Novembro de 2012, 11h04 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2017, 15h11

A proposta de criação do curso de Engenharia Elétrica está pautada pela compreensão da diversificação das áreas de atuação deste profissional em decorrência das inovações tecnológicas. Devido ao desmembramento da formação geral em várias ênfases, tais como: sistemas de energia, eletrônica, conversão de energia elétrica, controle e automação, computação e telecomunicações a atuação deste profissional é bastante ampla. Percebe-se assim, que existem diversas possibilidades do engenheiro eletricista inserir-se no mercado de trabalho e contribuir com o desenvolvimento técnico-científico e social da região na qual ele está inserido.

 O Curso de Bacharelado em Engenharia Elétrica do IFNMG – Campus Montes Claros tem como objetivo formar um profissional generalista com habilitação na área elétrica, sólida formação básica, ética e social, além de ser capaz de desenvolver o seu lado empreendedor e integrar os conhecimentos adquiridos.

O currículo obrigatório do curso de Engenharia Elétrica do IFNMG – Campus Montes Claros do IFNMG está dividido em 10 períodos, envolvendo o núcleo básico, o núcleo profissionalizante e o núcleo profissionalizante específico. O núcleo básico compreende as disciplinas de formação geral, comuns aos cursos de engenharia. São contempladas as áreas de matemática, física, informática, formação humana, entre outras. Os núcleos profissionalizante e profissionalizante específico envolvem disciplinas das seguintes áreas da engenharia elétrica:

Circuitos, medidas elétricas e eletromagnetismo: Auxilia o acadêmico a compreender a modelagem, análise e projeto de circuitos elétricos e eletromagnéticos. Cabe também a esta área discutir a medição de grandezas elétricas e sua aplicação.

Sistemas Eletrônicos: Possibilita ao futuro engenheiro realizar a modelagem, análise e projeto de circuitos eletrônicos, realizando simulações e implementações com dispositivos semicondutores analógicos discretos e integrados.

Sistemas Digitais: Capacita o egresso a projetar, desenvolver, otimizar, simular e implementar sistemas digitais, aplicando desde circuitos básicos, envolvendo portas lógicas, até sistemas embarcados regidos por sistema operacional, operando em tempo real ou não, implementando-os com dispositivos eletrônicos comerciais de lógica convencional e reconfigurável.

Sistemas de Energia Elétrica: Auxilia o acadêmico a compreender detalhadamente os processos de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, realizar projetos de uso racional e eficiente da energia elétrica, dimensionar equipamentos e avaliar as condições de operação dos sistemas elétricos.

Instalações Elétricas: O objetivo desta área é qualificar o futuro engenheiro a projetar instalações elétricas prediais e industriais em conformidade com as Normas Técnicas nacionais e internacionais.

Conversão de Energia e Máquinas Elétricas: Possibilitar que o egresso compreenda a modelagem, análise e projeto de máquinas elétricas. Ainda cabe a esta área a aplicação dos diversos métodos de acionamento das máquinas elétricas.

Sistemas de Controle: Capacita o acadêmico a realizar a modelagem, análise e projeto de sistemas de controle, utilizando abordagens clássicas e modernas, realizando simulações e implementações no domínio contínuo e discreto do tempo.

 

IDENTIFICAÇÃO DO CURSO

Denominação do Curso: Engenharia Elétrica

Carga Horária Total: 3810h

Modalidade: Presencial

Tipo: Bacharelado

Ano de Implantação: 2018

Habilitação: Engenheiro Eletricista

Turno de Oferta: Diurno Integral

Regime Acadêmico: Semestral

Forma de ingresso: Vestibular e SISU

Número de Vagas Oferecidas: 40

Periodicidade de Oferta: Anual

Requisitos e Formas de Acesso: Ensino Médio Completo

Duração do Curso: Mínimo de cinco anos e máximo de sete anos e meio

Local de Oferta: IFNMG - Campus Montes Claros, Rua Dois, nº 300, Bairro Village do Lago, Montes Claros – MG.

 

Coordenador do Curso: Prof. Dr. Douglas Angelo Teixeira

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Telefone: (38) 2103-4141

Curriculo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9999912723436265

 

Documentos:

pdf Projeto Pedagógico de Curso

Fim do conteúdo da página