Portal IFNMG - Eventos Formativos Ir direto para menu de acessibilidade.

Formação continuada de servidores - Eventos Formativos

Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2022, 13h26 | Última atualização em Terça, 30 de Agosto de 2022, 13h44

Seminários de Capacitação de Coordenadores de curso

A capacitação, com foco no papel e nas atribuições do coordenador de curso, possibilita o desenvolvimento de uma prática reflexiva com vistas a aprimorar os conhecimentos e habilidades no exercício da gestão acadêmica. Considerando isso, a Pró-reitoria de Ensino (PROEN) em parceria com o Departamento de ensino superior (DES) promove  o Seminário de Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação do IFNMG; e em parceria com o Departamento de ensino técnico (DET), o Seminário de Capacitação de Coordenadores de Cursos de Técnicos do IFNMG. O objetivo destes seminários é assegurar espaços e tempos para que os gestores interajam e troquem experiências; promovam debates; estudem e discutam sobre mudanças na legislação, nos documentos institucionais e nas propostas pedagógicas da instituição; levantem demandas e apresentem proposições que auxiliem o IFNMG a garantir aos estudantes uma formação sólida.

Encontro da Assessoria Pedagógica do IFNMG

Em 2017 foi aprovado o Regulamento da Assessoria Pedagógica do IFNMG, fruto das discussões envolvendo os professores, ocupantes dos cargos de pedagogo e técnicos em assuntos educacionais, que compõem os núcleos pedagógicos dos campi e reitoria. A sua constituição teve como principal objetivo definir características e campo de atuação dos profissionais, de modo a nortear todo o trabalho pedagógico na organização do ensino do IFNMG. Dentre as premissas do  referido documento, está a previsão de encontros anuais  com seus membros para estudo  e reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelos profissionais da Assessoria Pedagógica. A PROEN estimula, incentiva e apoia o evento.

Encontro do Ensino

O Encontro do Ensino é organizado pela Pró-reitoria de Ensino (PROEN) com o objetivo de aproximar os diferentes setores do IFNMG ligados ao ensino, da Reitoria e dos campi. Anualmente, reúne os gestores do ensino e representantes do Núcleo Pedagógico, das Secretarias e da Biblioteca, dos campi e da reitoria com o objetivo de promover debates, troca de ideias e de experiências. O objetivo é ampliar as possibilidades de ação para o enfrentamento dos problemas cotidianos, com vistas a superar as dificuldades e atender as demandas da comunidade interna e externa.

Congresso de Inovação e Metodologias no Ensino Superior e Tecnológico (CIM)

O CIM é um evento acadêmico voltado para a produção e socialização de conhecimentos derivados das experiências e pesquisas sobre ensino superior. Foi idealizado pela UFMG e iniciou em 2015 como um evento institucional. Em 2020 o evento passou a ser interinstitucional e o IFNMG, através da Pró-reitoria de Ensino (PROEN), se ofereceu para compor a organização deste evento com o objetivo de ampliar as oportunidades de capacitação e de troca de experiência entre os integrantes da sua comunidade acadêmica. O evento é bianual e atualmente é realizado por seis instituições federais de ensino que são: UFVJM, UFLA, UFMG, UFOP, IFNMG e UFCAT. As edições do congresso visam envolver a comunidade acadêmica nas reflexões sobre o ensino de graduação, além de proporcionar a socialização de práticas pedagógicas inovadoras no ensino de graduação e discussões em torno da flexibilização curricular dos cursos de graduação. Com isso, promover discussões sobre a formação em docência no ensino superior e propiciar questionamentos sobre os diferentes papéis dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, fomentando o protagonismo dos estudantes e assim, contribuindo para a integração entre ensino, pesquisa e extensão.

Jornada pedagógica

No início de cada ano letivo, os campi realizam a jornada pedagógica com temáticas atuais e aplicáveis às realidades locais, envolvendo todos os docentes dos campi, numa perspectiva interdisciplinar e com pertinência pedagógica, a fim de requalificar e modernizar os conhecimentos e experiências construídos no ano anterior. A Pró-reitoria de Ensino (PROEN) estimula, incentiva e apoia esses momentos de formação.

registrado em: ,