Portal IFNMG - Professor do IFNMG – Campus Almenara está em ranking internacional de produtividade científica Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Professor do IFNMG – Campus Almenara está em ranking internacional de produtividade científica

Publicado: Sexta, 25 de Março de 2022, 11h47 | Última atualização em Sexta, 25 de Março de 2022, 11h47

O docente e pesquisador do IFNMG – Campus Almenara, Professor Doutor Luíz Célio Souza Rocha, está entre os diversos pesquisadores que figuram no AD Scientific Index 2022. O ranking internacional de produção científica destaca os pesquisadores considerados referência no mundo, a partir da produtividade registrada nos últimos cinco anos. A divulgação dos resultados ocorreu neste mês de março de 2022.

O ranking é baseado no desempenho científico e no valor agregado de produtividade de cientistas que são referências para outras pesquisas. As pesquisas desenvolvidas pelo professor doutor Luiz Célio Souza Rocha, que é o único bolsista de produtividade do CNPq no IFNMG, são relacionadas ao Meio Ambiente, Economia e Aproveitamento Energético.

Este foi o primeiro ano que um servidor do IFNMG campus Almenara entra na lista. O Coordenador de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, o Professor Doutor Ednilton Moreira Gama, destaca o impacto dos trabalhos de pesquisa, tanto para a comunidade acadêmica quanto para a sociedade. “A nossa instituição estar em rankings como esse mostra o potencial da pesquisa e de nossos pesquisadores, que têm feito um excelente trabalho, com impacto na sociedade e na comunidade acadêmica”, aponta. Ednilton salienta a necessidade de ampliar o debate sobre o cenário de baixos investimentos em educação, ciência e tecnologia, fundamentais para o desenvolvimento do país. “Um país que deseja se tornar independente cientifica e tecnologicamente precisa investir bastante em educação, ciência e tecnologia,” complementa. Além do Professor Luiz Célio, outros quatro pesquisadores do IFNMG também figuram no ranking

 

Sobre o “Índice Científico AD” 

Para compor o ranking, são usados os valores totais e dos últimos cinco anos de índices que consideram a quantidade de citações dos trabalhos publicados pelos pesquisadores, a partir do ranking Google Scholar. De acordo com os organizadores do Índice, o número de produções científicas usadas como referência para outros autores mostra o valor e a extensão dessas produções para a literatura científica.

O AD Scientific Index usa nove parâmetros e mostra a classificação de cientistas individuais em 12 áreas de conhecimento, 256 ramos, 14,1 mil instituições de emprego, 215 países, 10 regiões (África, Ásia, Europa, América do Norte, América Latina, Oceania, Arab Leageu, EECA, BRICS e COMESA) e no mundo.

Para mais informações acesse a página da AD Scientific.

Fim do conteúdo da página