Portal IFNMG - Aulão de Geografia alia conhecimento e diversão Ir direto para menu de acessibilidade.

Aulão de Geografia alia conhecimento e diversão

Publicado: Quarta, 25 de Maio de 2022, 22h08 | Última atualização em Quarta, 25 de Maio de 2022, 22h08

Na tarde do último dia 23, ocorreu, no campus Almenara, o aulão de Geografia, com o tema "Histórias que a Geografia conta". Organizado pelo professor Rômulo Lima Meira, responsável pela disciplina, o evento foi destinado às quatro turmas do terceiro ano do ensino médio da instituição. A proposta foi abordar, de forma lúdica, temas da Geografia e da atualidade como hidrografia, formas de relevo, demografia, tecnologias, meios de comunicação, economia, cultura, turismo, interpretação de gráficos e imagens entre outros.

"Em breve os alunos irão participar das provas do Enem, de vestibulares diversos e da escolha de um curso superior. Acredito que a atividade que fizemos foi capaz de despertar uma compreensão de mundo mais próxima da realidade” afirma o professor Rômulo Meira. Sobre a metodologia, o responsável acredita que ela “é capaz de tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, proporcionando aos estudantes o aprendizado através de representações diversas, como quiz, jogos, filmes, música, contação de casos, tornando, assim, o conteúdo mais leve e agradável ao público jovem".

Os estudantes participaram ativamente das dinâmicas e das resoluções das questões, demonstrando interesse pelos conteúdos e possibilitando a apropriação de conceitos fundamentais ao conhecimento geográfico, o que proporcionou desenvolvimento do raciocínio lógico, crítico e criativo. Além das atividades vinculadas aos conteúdos de Geografia, também foi discutida a escolha profissional dos estudantes. Para apresentar algumas opções e despertar o interesse dos alunos, foram exibidos vídeos, com a fala de profissionais de diversas áreas do conhecimento, que contaram um pouco sobre o curso e a profissão, sobre os caminhos que cada uma pode levar e sobre as conquistas profissionais.

O encontro das turmas também foi um ponto positivo, pois, apesar de fazerem cursos diferentes, todos estão vivenciando uma importante fase de escolha. Para a aluna Dinah Almeida, do terceiro ano de Informática, “a experiência de estar com as demais turmas foi ótima, pois, mesmo os cursos sendo distintos, estávamos ali com um mesmo objetivo”. A discente também afirma que gostou da iniciativa: “uma atividade como essa proporciona conhecimento de uma forma dinâmica e interessante. Eu, por exemplo, adquiri bastante conhecimento e relembrei muitos conteúdos anteriores. Em relação ao encontro, só tenho a agradecer pela iniciativa, foi tudo bem divertido e estimulante”.

O evento teve a parceria das faculdades UNINASSAU e UNIFTC, de Vitória da Conquista, na Bahia, que divulgaram os seus cursos e processos seletivos e enviaram brindes para os alunos.