Portal IFNMG - Visita de Discentes da E. M. Cel. Melvino Ferraz Ir direto para menu de acessibilidade.

Visita de Discentes da E. M. Cel. Melvino Ferraz

Publicado: Terça, 31 de Maio de 2022, 10h06 | Última atualização em Quarta, 01 de Junho de 2022, 10h13

No dia 25 de maio do ano de 2022, o IFNMG – Campus Almenara recebeu a visita de uma turma de discentes do 7º ano do Ensino Fundamental da E. M. Cel. Melvino Ferraz, localizada na cidade de Rubim/MG, que está participando do Projeto “Sonhando Alto”, de autoria da Professora Mônica de Queiroz Fernandes Jardim, servidora daquela unidade de ensino.

Um dos objetivos do projeto é mostrar aos discentes as diversas oportunidades que as escolas da região oferecem, para que, após concluírem o Ensino Fundamental, no ano de 2024, possam continuar seus estudos com êxito e, consequentemente, obter uma formação profissional integrada ao ensino médio que os proporcione novas perspectivas de vida.

O projeto também visa incentivar os discentes a se empenharem durante as aulas, trabalhando de forma interdisciplinar diversos conteúdos, a partir do que foi vivenciado durante o desenvolvimento das atividades propostas. Espera-se, assim, uma melhor participação e desempenho escolar dos participantes, condizente com os processos seletivos para ingresso no IFNMG.

Nessa perspectiva, durante a visita ao Campus Almenara, os(as) discentes conheceram os Laboratórios de Informática, Robótica e Redes, onde são desenvolvidas as aulas práticas do Curso Técnico em Informática e do Curso de Graduação em ADS; visitaram o Núcleo de Produção, onde são desenvolvidas as aulas práticas dos Cursos Técnicos em Zootecnia e Agropecuária, e da graduação em Engenharia Agronômica; visitaram também o Núcleo de Estudos em Agroecologia, Biblioteca, Laboratório de Solos, setores da Assistência Estudantil, salas do Prédio Pedagógico, onde ficam localizadas as salas de aula, dentre outros ambientes institucionais.

Ainda durante a visita, o Diretor-Geral, Joaquim Neto de Sousa Santos, professor da área de biologia, realizou, com os discentes, uma atividade prática sobre microrganismos no Laboratório de Microscopia.

Na programação, os alunos conheceram o Residencial, local onde estudantes do sexo masculino, contemplados por meio de edital, ficam alojados, e podem usufruir dos serviços de alimentação, lavanderia, enfermagem, nutrição, odontologia, psicologia e assistência social.

Também receberam informações sobre os cursos existentes, as formas de ingresso, o funcionamento do Campus Almenara, as bolsas da assistência estudantil, como ainda orientações sobre o semirresidencial, entre outros assuntos.

O IFNMG - Campus Almenara apoia as demais instituições de ensino da região e sempre abre as portas para as escolas nessa parceria de troca de saberes.

Nessa perspectiva, recomeçar implica enfrentar as inseguranças, desafiar os obstáculos e acreditar que é possível, com a colaboração de todos e todas, cumprir os protocolos necessários para garantir a segurança e proporcionar o convívio e as aprendizagens dentro de um novo contexto. De tal modo, o IFNMG Almenara assume o compromisso de construir uma instituição cada dia mais acolhedora, oferecendo uma educação de qualidade e socialmente referenciada.