Portal IFNMG - Participação do campus Almenara na 10ª edição do Seminário da Iniciação Científica – SIC do IFNMG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Sexta, 01 de Julho de 2022, 07h58 | Última atualização em Sexta, 01 de Julho de 2022, 07h59

O X Seminário de Iniciação Científica (SIC) do IFNMG é um evento anual que reúne professores, estudantes e comunidade escolar para apresentação de projetos realizados na instituição, além da oferta de palestras e minicursos voltados ao desenvolvimento regional. Tradicionalmente presencial, em 2022 o evento teve a sua segunda versão virtual, em razão das medidas de isolamento suscitadas pela pandemia do COVID-19. Todavia, isso não impediu que a equipe organizadora, do IFNMG Campus Diamantina, promovesse um evento grandioso, foram submetidos  327 trabalhos (resumos expandidos), dos quais 236 foram aceitos para publicação nos Anais do X SIC e II Seminário da Pós-graduação do IFNMG.

O campus Almenara contribuiu com 30 dos resumos expandidos, dos quais 13 foram selecionados para apresentação oral, e nove foram premiados como primeiro e segundo lugar, o que é motivo de destaque e comprova a excelência da produção científica do campus. A participação do campus Almenara no evento pode ser conferida abaixo:

Professor Ednilton Moreira Gama (Química)

• Determinação de Cobre e Zinco em Sucos Industrializados Comercializados na Cidade de Vitória da Conquista, BA. Apresentação oral.
    Autores: MORAES, B. S. C.; ESTEVES, T. B.; GOMES, F. J. S.; FRANÇA, R. S.; MATOS, R. P.; GAMA, E. M.
  • Analise Físico-Química em Mel, Apis mellifera L, de Pequenos Apicultores na Cidade de Almenara – MG. Apresentação oral.
    Autores: SOUSA, M.G.; PEREIRA, D.D.; LAURINDO, S.S. GAMA, E.M.; MATOS, R.P.

Professor José Maria Gomes Neves (Agronomia)

• Percepção dos agricultores feirantes que comercializam no mercado municipal de Jequitinhonha quanto ao uso de agrotóxicos. Apresentação oral.
    Autores: FRANCO, I.R. ; LIMA, M.C.C. ; NEVES, V.G.O. ; GAMA, E.M.; NEVES, J.M.G.

Professor Marcos Vinícius Montanari (Informática)

• Automatização do Processo de Análise de cor e pH para tomada de Decisão no Processo de Tratamento de água bruta. Apresentação oral.
    Autores:
    NASCIMENTO, P. H. S.; MONTANARI, M. V.; VIANA, R. P.

Professor Luiz Célio Rocha (Administração)

• Caracterização Socioeconômica dos Agricultores Familiares da Comunidade dos Ferreira, Município de Águas Formosas/MG. Ciências Sociais Aplicadas – 1º lugar.
    Autores: ROCHA, B. A.; ROCHA, E. G.; ROCHA, L. C. S.

Professora Emanuelly Alves Pelogio (Administração)

• Planejamento Estratégico: Estudo de Caso em um Micro Empreendimento Individual (MEI) na Cidade de Águas Formosas/MG sob a Óptica do Impacto da Pandemia de COVID-19. Ciências Sociais Aplicadas – 2º lugar.
    Autores:
    ROCHA, B. A.; PELOGIO, E. A.

Professora Mariana Mapelli de Paiva (Enfermagem):

• Análise das Publicações Sobre Saúde Mental dos Discentes Brasileiros Durante a Covid-19: Revisão da Literatura - Ensino Médio - Ciências da Saúde – 1º lugar
    Autores:
    PAIVA, M. M.; FERREIRA, M. A.; ALMEIDA, U. G.; OLIVEIRA, A. P.; SANTOS, M. G.; SALLES, A. C.
  • Saúde Mental dos Discentes do Curso Técnico Em Enfermagem: Análise do Período Pandêmico - Ensino Médio - Ciências da Saúde – 2º lugar
    Autores: PAIVA, M. M.; FERREIRA, M. A.; ALMEIDA, U. G.; OLIVEIRA, A. P.; SANTOS, M. G.

Professor Leonardo Augusto Lopes Rodrigues (História)

• Ensino Técnico e as Desigualdades de Gênero: O Papel do Ensino Médio Técnico nas Desigualdades de Acesso à Educação Superior - Ensino Médio - Ciências Humanas – 1º lugar
    Autores: LEONARDO RODRIGUES, GEOVANA BORGES DE MATOS, ADRIELLY FERREIRA DA SILVA.

Professora Roberta Pereira Matos (Química)

• Química no Cotidiano: Como as Pessoas Percebem a Química - Ensino Médio - Educação e Ensino – 1º lugar
    Autores:
    MATOS, R. P.; SANTOS, A. F. B.; GAMA, E. M.
  • Êxito Escolar e Formação Integral: Uma Análise Proposicional de Discurso em um Círculo de Diálogo - Pós-Graduação - Educação e Ensino - 1º lugar
    Autoras:
    FERREIRA, J. Moura; MATOS, R. P.

Professor Vico Mendes Pereira Lima (Agronomia)

• Climo e Litossequencia de Solos na Rebio Mata Escura – Profissional - Multidisciplinar - 1º lugar
    Autores: LIMA, V.M.P.; NOGUEIRA, M. S.; NOLASCO, G. M.; GUIMARÃES, F. M.; MATOS, R. P.

Servidor Sirlei da Conceicão Dias (Agronomia)

•  Índice de Eficiência do uso da Terra no Consórcio Sorgo Feijão Guandu e Capim Massai e Paiguás no Nordeste de Minas Gerais. Profissional - Ciências Agrárias (Produção Vegetal) - 1º lugar
    Autores: DIAS, S. C.; LIMA, J. B. M. P.; NOLASCO, G. M.; SOUSA, V. P.; SOUSA, M. P.; RODRIGUES, C. S.

O número e a qualidade dos trabalhos apresentados no X SIC são reflexos do desenvolvimento científico do campus Almenara, que vem se firmando enquanto instituição pública produtora de conhecimento no Baixo Jequitinhonha. São iniciativas como essa que promovem o desenvolvimento regional e que podem atenuar as desigualdades sociais, na medida em que contribuem para a disseminação do conhecimento científico e para a formação de recursos humanos a partir popularização da ciência.