Portal IFNMG - Primeira visita técnica dos discentes do Curso de Engenharia Agronômica do IFNMG / Campus Almenara pós retorno presencial das aulas. Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 21 de Julho de 2022, 18h38 | Última atualização em Quinta, 21 de Julho de 2022, 18h38

Imagem1

No dia 19 de julho de 2022, os discentes do curso de engenharia agronômica viajaram para a cidade de Araçuaí, Médio Jequitinhonha/ Minas Gerais, para participar e acompanhar o circuito de palestras do Projeto Frutificar: Semeando o Desenvolvimento.

A visita técnica foi organizada pelo professor Dr. José Maria Gomes Neves, da disciplina de Fruticultura I e contou com o apoio e participação do Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica, o professor Dr. Edimilson Alves Barbosa, da disciplina da área de Grandes Culturas. Foi a primeira viagem realizada pelo Campus após o surgimento da pandemia da Covid-19, com os alunos das turmas dos 3º, 5º, 7º e 9º período.

O Projeto Frutificar atua em 15 municípios mineiros, trabalhando a diversificação das lavouras e o aumento da geração de renda, liderado pelo Padre Honório José de Siqueira e a sua equipe. Esse seminário contou com a parceria do Sebrae e da Prefeitura Municipal de Araçuaí-MG. Estavam presentes os estudantes do IFNMG Campus Almenara e Campus Araçuaí, Escola Família Agroecológica de Araçuaí (EFA) e Agricultores (as) do Município de Araçuaí. As palestras abordaram as temáticas ligadas a “Cultura do Café Conilon”, “Cultura do Citrus”, “Cultura da Uva”, “Cultura de Abóboras” e “Os Malefícios do Fogo”. Com o intuito de estimular a produção dessas culturas agrícolas no município mediante as potencialidades do solo, clima e topografia, além de mostrar alternativas aos produtores.

A viagem técnica teve como proposito promover  atividade didático-pedagógica com caráter educativo, objetivando complementar a aprendizagem técnica e promover o enriquecimento sociocultural, científico e de relacionamento humano dos discentes dos 3º, 5º, 7º e 9º período de engenharia agronômica.

Imagem2

Para o discente Vitor Pereira de Sousa, do nono período do curso de Bacharelado em Engenharia Agronômica, a oportunidade de participar do evento Frutificar: Semeando o desenvolvimento foi única e memorável, uma vez que, agregou diversas informações pertinentes sobre algumas das principais culturas agrícolas nacionais como café, citrus e uva, além de que, nós permitiu conhecer, como futuros engenheiros agronômicos, sobre as inúmeras possibilidades que a agricultura apresenta na região do baixo e médio Vale do Jequitinhonha, capaz de contribuir para a transformação e desenvolvimento social e econômico do nosso Vale.