Portal IFNMG - Visita técnica dos discentes do IFNMG / Campus Almenara aos cafeicultores do município de Mata Verde Minas Gerais e à empresa Café Brasil Colonial Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 27 de Julho de 2022, 07h51 | Última atualização em Quarta, 27 de Julho de 2022, 07h51

a

Na segunda-feira, dia 25 de julho de 2022, os discentes do 3º ano do curso Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio, juntamente com os discentes do 9º, 5º e 3º período do curso de Engenharia Agronômica viajaram até o município de Mata Verde – MG, para visitar algumas propriedades que cultivam a cultura do café e acompanhar as atividades da empresa Café Brasil Colonial.

A visita técnica foi organizada pelo Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica, o professor Dr. Edimilson Alves Barbosa, das disciplinas da área de grandes culturas e contou com o apoio e participação do professor Dr. José Maria Gomes Neves, das disciplinas de Fruticultura I e Secagem, Beneficiamento e Armazenamento de Grãos.

A cidade de Mata Verde – MG é conhecida pelo grande potencial na produção de café. Isso em função, principalmente devido as boas condições climáticas e ao relevo, o município fica a 879 metros de altitude, o que proporciona condições adequadas para o cultivo e a produção de café. A visita foi mediada por Lucas Timóteo, o qual se formou em Engenharia Agronômica pelo IFNMG – Campus e já atua em seu município como Secretário de Meio Ambiente, Agricultura, Pecuária e Comércio. Foram visitadas as propriedades da empresa Café do Brasil Colonial e outras duas fazendas dos produtores Gilson Mayer (Coffea canéfora) e Lucio Mário Meira (Coffea arábica). Foi possível acompanhar o plantio de mudas de Coffea canéfora, aplicação de calcário em lavoura de Coffea arábica. Explicações e demonstrações práticas sobre as questões deficiência nutricional, sintomas de doenças e ataque de insetos pragas, morfologia e fenologia da planta de café.  Os estudantes também tiveram a oportunidade conhecer as etapas do  preparo do café colhido que envolve uma série de operações que visam transformar os frutos colhidos em grãos secos e beneficiados, com a melhor qualidade possível.  Conheceram na prática os processos de via seca e via úmida com lavagem e separação, descascamento e despolpamento, processo secagem dos grãos realizados em terreiros de concreto, terreiros suspensos e utilização de secadores mecânicos e monitoramento umidade, a linha de beneficiamento com objetivo de eliminar a casca e separar os grãos, torrefação e embalagem de café, análise da classificação e qualidade de bebida do café. Além do acompanhamento de área experimental de Coffea canéfora e Coffea arábica. A visita técnica teve com proposito promover atividade didático-pedagógica com caráter educativo, para complementar a aprendizagem técnica e promover o enriquecimento sociocultural, científico e de relacionamentos do público envolvido.

b
c ddd