Portal IFNMG - IFNMG fortalece as ações do Agosto Dourado em Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG fortalece as ações do Agosto Dourado em Almenara

Publicado: Quarta, 31 de Agosto de 2022, 11h17 | Última atualização em Quarta, 31 de Agosto de 2022, 17h30

A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera o leite materno o alimento ideal para a nutrição infantil até os 2 anos de idade ou mais, e recomenda que o aleitamento materno exclusivo (AME) seja até os seis meses de vida. Muitos são os benefícios advindos do leite para o binômio mãe-filho, e família, para tanto, campanhas precisam ser intensificadas a fim de atingir os indicadores adequados. Atualmente, no Brasil, a amamentação exclusiva alcança 45,8% dos bebês com até seis meses. A meta estabelecida pela OMS é de aumentar em 50% a taxa de AME exclusivo nos primeiros seis meses de vida até 2025.

Durante todo o mês de agosto diversas atividades de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, são realizadas mundialmente com o intuito de tentar reduzir os índices de morbimortalidade infantil. Em nosso país, esse ano, o Ministério da Saúde traz o tema: “Apoiar a amamentação é cuidar do futuro”. Foi visando fortalecer as ações em apoio ao aleitamento materno que a docente do IFNMG, campus Almenara, Daiane Prates Mendonça e a enfermeira Dalvânia Lima Araújo organizaram na tarde do dia 26 de agosto de 2022 um encontro denominado a Arte de AMAmentar com lactantes e gestantes das unidades de saúde São Pedro e Darwin Cordeiro em Almenara-MG. Nesse encontro, estudantes do curso técnico em enfermagem sob supervisão da professora Mariana Mapelli de Paiva iniciaram uma palestra abordando a fisiologia da lactação. Em seguida, a docente Leila Conceição de Paula conduziu uma mesa redonda com a nutricionista Jamara, a psicóloga Poliana, a enfermeira obstétrica Mariana Xavier e as dentistas Alana e Jéssica. Nesta mesa foram abordados diversos temas com a especificidade profissional de casa membro, dentre eles: “Os benefícios do aleitamento materno até os 2 anos de idade”; “Os desafios emocionais da gestação e do pós-parto, abordando como o suporte psicológico pode contribuir para aumentar o vínculo entre a mãe e o filho, reduzindo o desmame precoce”; “A técnica para amamentação e como se preparar para esse momento durante a gestação e após o parto”; “O cuidado da saúde bucal da mulher na gestação, do bebê e da criança em suas fases de vida”.

Concomitante a palestra e a mesa redonda a egressa do curso técnico em enfermagem Cláudia e as estudantes do curso técnico em enfermagem Antonieta Rodrigues Bitencour e do curso Processos Gerenciais, Lorrany Santos realizavam pintura corporal nos seios das lactantes e na barriga das gestantes.

O encontro também contou com a participação da empresa Basicolor, que por meio da fotógrafa Fernanda registrou principalmente as pinturas com belas fotos, as quais serão reveladas e entregues as mulheres em suas residências. Ao final, encerramos com um lanche coletivo patrocinado por Nick da Docé, do Franklin, e pelos profissionais de saúde envolvidos.

Este evento foi de suma importância para sensibilizar a comunidade sobre a importância do aleitamento materno, fortalecer as ações de política pública à saúde da mulher e da criança, além do elo entre comunidade, IFNMG e secretária de saúde do município de Almenara.