Portal IFNMG - Discentes do Curso de Engenharia Agronômica visitam a RPPN: Estação Veracel Ir direto para menu de acessibilidade.

Discentes do Curso de Engenharia Agronômica visitam a RPPN: Estação Veracel

Publicado: Sexta, 09 de Setembro de 2022, 18h32 | Última atualização em Sexta, 09 de Setembro de 2022, 18h32

Os alunos do Instituto Técnico Federal do Norte de Minas Gerais, do curso de Engenharia Agronômica, da disciplina Recursos Florestais, visitaram no dia 01 de setembro de 2022, a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Estação Veracel, criada e mantida pela Veracel Celulose, considerada a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica no Nordeste brasileiro, localizada nos municípios de Porto Seguro e Santa Cruz Cabrália, no sul da Bahia.

A visita técnica possibilitou aos alunos a familiarização com Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza – SNUC, que organiza as unidades de conservação em dois grupos:

1- Unidades de Proteção Integral - com a finalidade de preservar a natureza, sendo admitido apenas o uso indireto dos recursos naturais, e por isso as regras e normas são restritivas pertencem a esse grupo as categorias:  Estação Ecológica; Reserva Biológica, Parque Nacional, Refúgio de Vida Silvestre e Monumento Natural.

2- Unidades de Uso Sustentável - concilia a conservação da natureza com o uso sustentável de parte dos recursos naturais. Esse grupo é constituído pelas categorias:  Área de Proteção Ambiental; Área de Relevante Interesse Ecológico; Floresta Nacional; Reserva Extrativista; Reserva de Fauna; Reserva de Desenvolvimento Sustentável e Reserva Particular do Patrimônio Natural.

Na RPPN Estação Veracel são mais de 6 mil hectares de floresta de mata atlântica preservada. Reconhecida pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) como Sítio do Patrimônio Mundial Natural, pelo seu importante papel na proteção de espécies da fauna globalmente ameaçadas de extinção. Representa a conservação e manutenção da vida em todas as suas manifestações. Abriga 115 nascentes e é responsável por serviços ecossistêmicos que extrapolam suas fronteiras.

Além disso, promove a manutenção de polinizadores naturais para as comunidades do entorno em suas produções agroflorestais, conecta fragmentos florestais formando corredores que permitem a troca genética e a viabilidade da vida e contribui para o equilíbrio climático da região e do planeta.

A Estação Veracel tem acolhido e projetado o trabalho de pesquisadores no mundo científico. Ela foi identificada como uma área-chave para a biodiversidade pelo seu importante trabalho na proteção de espécies globalmente ameaçadas de extinção. Frequentemente recebe visitantes e desenvolver ações e iniciativas de educação ambiental.

Aos discente das disciplinas recursos florestais, ministrada pela docente Dr.ª Jennifer Guimarães Silva, foi possível perceber por meio de vivência prática, o conteúdo abordado em sala de aula, bem como a importância dos recursos florestais e sua preservação para manutenção da biodiversidade.

WhatsApp Image 2022 09 09 at 10.04.28 2