Portal IFNMG - Ações do Setembro Amarelo no IFNMG, campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

Ações do Setembro Amarelo no IFNMG, campus Almenara

Publicado: Sexta, 30 de Setembro de 2022, 10h50 | Última atualização em Sexta, 30 de Setembro de 2022, 10h51
Ações do Setembro Amarelo no IFNMG, campus Almenara

No mês de setembro diversas ações de conscientização e prevenção do suicídio são realizadas em todo o país. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), em 2019 foram registrados mais de 700 mil suicídios em todo o mundo e no Brasil, os registros aproximaram de 114 mil casos por ano, ou seja, em média 38 pessoas cometem suicídio por ano.

Sabe-se que a maioria dos casos de suicídio estavam relacionadas as doenças mentais, principalmente aquelas que não foram diagnosticadas ou tratadas incorretamente. Dessa forma, a maioria dos casos poderiam ter sido evitadas se os pacientes tivessem acesso ao tratamento psiquiátrico e informações de qualidade.

Diante desses números, é fundamental falar sobre o assunto a fim de que as pessoas que estejam passando por momentos difíceis e de crise busquem ajuda e consigam entender que a vida é sempre a melhor escolha!

Durante o mês de setembro, os discentes do curso técnico em enfermagem do IFNMG, campus Almenara, promoveram diversas ações para toda comunidade acadêmica e em campo de estágio.

Sob a coordenação da professora Creonice Santos Bigatello, os discentes da turma 01.21 do curso técnico em enfermagem, foi promovido no dia 15 e 21 de setembro mobilizações em prol do setembro amarelo, cujo tema foi “A vida é a melhor escolha”.

No dia 15 de setembro, as 19 horas, após a abertura com a presença do diretor geral Joaquim Neto e do coordenador do curso de enfermagem Uendel Gonçalves de Almeida, os discentes do curso técnico em enfermagem apresentaram um cordel, de autoria de Bráulio Bessa, a fim de sensibilizar a planteia. Em seguida foi feita uma mesa redonda, com mediação da professora Daiane Prates Mendonça, com a presença do Doutor Antônio Paulo Bigatello, Psicólogo Artur Benevides e Psicóloga Elisângela Silva, que abordaram sobre os problemas mentais e o suicídio, a importância dos serviços de saúde e a rede de apoio do paciente, bem como abriram para a participação da plateia.

No dia 21 de setembro, as 13h30 horas, após a abertura com a presença do diretor geral Joaquim Neto e da diretora de ensino Roberta Matos, foi feita uma mesa redonda, com mediação da professora Leila da Conceição de Paula Miranda, com a presença da neuropsicóloga Maria Vitória, teólogo e psicanalista Nivaldo Neves e a professora doutora em Ciências da Educação Tânia Mares. Foram abordados diversos temas como a importância da educação para inclusão social e na empatia com a dor do próximo; a falta de perspectiva do futuro e a importância de buscar ajuda, além da importância da espiritualidade para o enfrentamento das dificuldades diárias e respeito para com o próximo.

Além dessas ações, durante os estágios dos discentes do curso técnico em enfermagem também fizeram sensibilizações para a comunidade nas unidades básicas de saúde. Sob a supervisão da professora Mariana Mapelli de Paiva, as discentes Priscila e Larissa tiveram a oportunidade de conversar com os pacientes da UBS Cidade Nova, sob a importância de cuidar da saúde mental e onde buscar ajuda em momentos de crise. Outra atividade sob a supervisão da professora Creonice Bigatello foi desenvolvida na UBS Santo Antônio com o mesmo objetivo de sensibilizar a comunidade sobre a importância da vida.

Os docentes do núcleo de enfermagem agradecem e parabenizam a todos os discentes do curso técnico em enfermagem envolvidos na organização do evento e a toda a comunidade acadêmica que participaram dessa discussão. Ações como essas são de suma importância uma vez que ajuda no esclarecimento de dúvidas e orientações. Lembre-se “ A vida é sempre a melhor escolha!”