Portal IFNMG - Revistas Recital e Multifaces do IFNMG são qualificadas pela Capes Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Revistas Recital e Multifaces do IFNMG são qualificadas pela Capes

Publicado: Quarta, 04 de Janeiro de 2023, 14h22 | Última atualização em Quinta, 05 de Janeiro de 2023, 13h33

As revistas Recital, do Campus Almenara, e Multifaces, da Reitoria do IFNMG, foram qualificadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) com avaliação A3 e B2, respectivamente. Essa é a primeira vez que o IFNMG tem periódicos qualificados pela Capes.

Com publicação quadrimestral, a Recital, que é uma revista multidisciplinar e interdisciplinar, com diversidade temática e conceitual, tem o objetivo de divulgar trabalhos da comunidade acadêmica. Na mesma linha está a Multifaces, um periódico anual que tem a missão de promover a divulgação e o acesso a textos acadêmicos, trabalhos científicos e relatos de experiência em ensino e extensão.

A editora responsável pela Recital, Prof. Mariana de Paiva, não esconde a alegria com a qualificação obtida pela revista, que teve a primeira edição publicada em 2019, com 14 trabalhos acadêmicos, dentre eles artigos, relatos de projetos de pesquisa, ensino e extensão, comunicações e notas bibliográficas, além de peças de caráter científico.

“A estratificação que a Recital recebeu da Capes evidencia a seriedade e o comprometimento da equipe editorial para a divulgação da ciência. Ter o Qualis A3 é o reconhecimento do nosso trabalho, de professores e pesquisadores que acreditam na difusão do conhecimento e na valorização da ciência. O trabalho da Recital é contínuo, vamos seguir com o nosso propósito e buscar o crescimento da nossa revista a fim de disseminar ciência com qualidade”, pontua.

Mariana ainda ressalta que, “com a idealização e o crescimento da Recital, está sendo possível transmitir à comunidade acadêmica a potencialidade de todo o conhecimento, de diversas áreas, produzido pelo IFNMG e outras instituições. Conhecimento com rigor científico, avaliado por pares e com padrões aceitos pela comunidade científica, os quais contribuem para o avanço da ciência”.

O diretor da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPI), Prof. Gustavo Souza, atual editor da Multifaces, enfatiza que a revista, listada no Qualis Capes, é uma grande realização institucional e uma certificação da qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido.

“A Multifaces é um periódico multidisciplinar, que surgiu de uma parceria entre a PROPPI e o Centro de Referência em Formação e Educação à Distância (CEAD), com a primeira edição realizada em 2018. De lá pra cá, o periódico tem amadurecido e oportunizado a divulgação científica com qualidade e periodicidade. Um dos focos da revista é divulgar a produção oriunda do Norte de Minas Gerais, sendo não apenas uma referência institucional, mas também regional”, comenta.

Gustavo finaliza dizendo que “para a comunidade acadêmica e a sociedade, ter um periódico multidisciplinar do IFNMG gratuito e de qualidade, significa uma fonte de conhecimento técnico e acadêmico confiável. Para o IFNMG, o periódico vai além do atendimento aos indicadores de produção científica do INEP/MEC e da Capes, pois é por meio do periódico institucional que impulsionamos a produção científica local”.

Sobre o Qualis-Periódicos

O Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Capes para estratificação da qualidade da produção intelectual dos programas de pós-graduação. A classificação no Qualis é feita por comissões de consultores, segundo as áreas de avaliação, e passa por um processo anual de atualização. Esses veículos são enquadrados em estratos indicativos da qualidade, de A1 a B4, sendo A1 o estrato mais elevado.

 

Para mais informações sobre as revistas do IFNMG, consulte as páginas eletrônicas das publicações:

Revista Recital

Revista Multifaces

Fonte: NIT-IFNMG

Fim do conteúdo da página