Portal IFNMG - DESTAQUES DO ENEM: IFNMG comemora desempenho de estudantes na prova de redação Ir direto para menu de acessibilidade.

DESTAQUES DO ENEM: IFNMG comemora desempenho de estudantes na prova de redação

Publicado: Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 17h46 | Última atualização em Terça, 28 de Fevereiro de 2023, 19h49

Numa série especial sobre a prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio, o IFNMG vai detalhar aspectos importantes dessa avaliação que completa 25 anos em 2023. De 1998 pra cá, muitas foram as mudanças observadas nos conteúdos cobrados, nas formas de avaliação e nos moldes de aplicação. O Enem se tornou realmente a porta de entrada para todas as instituições de educação superior públicas no Brasil, e a redação adquiriu importância decisiva para a aprovação. Diversas são as universidades que utilizam a nota da redação como critério de desempate. Nesta primeira matéria, veja que o comprometimento do IFNMG com a educação pública e de qualidade gera ótimos resultados.

O IFNMG sempre busca maneiras de reconhecer as conquistas daqueles que confiaram e seguem confiando na missão institucional de “Formar cidadãos por meio da educação profissional, científica e tecnológica, contribuindo para o desenvolvimento socioeconômico”.

E para prestar uma homenagem aos estudantes que se destacaram na prova de redação do último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem 2022), o IFNMG lançou uma campanha convidando os próprios estudantes concluintes do ensino médio de 2022 e 2023 a informarem suas notas iguais ou superiores a 800 pontos na redação. De todos os campi, 201 estudantes informaram suas notas.

“Destacar no Instagram oficial do IFNMG os nossos estudantes que tiraram ótimas notas na redação é uma forma de parabenizá-los, parabenizar seus professores e destacar que a nossa formação humana e integral potencializa diversos saberes e resultados, inclusive o da redação do Enem”, explica Bráulio Siffert, diretor do Departamento de Comunicação. O setor desenvolveu a homenagem após a validação das notas informadas e sem o objetivo de estabelecer ordem de classificação.

As instituições de ensino não possuem acesso às notas dos estudantes que prestaram o Enem. Por isso, o IFNMG convidou os estudantes a informarem as próprias notas, especificamente, da prova de redação. Entre os anos de 2005 e 2015, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que realiza o Enem, divulgou os dados do “Enem por Escola”. Em 2017, o Inep encerrou o Enem por Escola em função da inadequação do uso dos resultados para ranquear escolas.

Como ter um bom desempenho na redação do Enem? Eis a questão

Nicole Rayra Gil dos Anjos Silva, de 19 anos, e João Pedro de Melo Murta, de 18 anos, são dois dos estudantes do IFNMG que se destacaram na prova de redação do Enem 2023: tiraram 980 pontos. Mas o que significam esses pontos? De acordo com o Inep, significa que os estudantes atenderam satisfatoriamente as competências que devem ter sido desenvolvidas durante os anos de escolaridade.

Nicole e Joao Pedro Nicole (Campus Almenara) e João Pedro (Campus Salinas) são concluintes do curso Técnico em Informática integrado ao ensino médio

São cinco as competências avaliadas: demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa; compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa; selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista; demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; e elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Parece difícil ter um bom desempenho em todos esses quesitos, mas Nicole não se apegou aos desafios. Ela revela que foi a primeira vez que fez o Enem e que se preparou especificamente para a prova de redação em cinco meses. “Não é fácil, mas quando você encara o processo, tudo fica mais leve. É preciso se dedicar, ter força de vontade, entender suas falhas e melhorar com os erros. E a dica que eu dou é simples: pratiquem, pratiquem e pratiquem. Eu escrevia a mesma redação no mínimo duas vezes”, relata Nicole, que estudou no IFNMG-Campus Almenara no curso de Técnico em Informática integrado ao ensino médio.

Foto 2 Professora “A valorização do domínio da escrita deve ser bem evidenciada logo no início do processo de escrita autônoma e que a habilidade da escrita é uma necessidade social”, destaca Cláudia

A professora de português Cláudia Adriana Souza Santos, que atua no Campus Almenara, explica que para demonstrar domínio da norma culta padrão da língua portuguesa e, além disso, conseguir estruturar um texto a partir da tipologia dissertativo-argumentativa, articulado, coeso e coerente é preciso reconhecer que “a valorização do domínio da escrita deve ser bem evidenciada logo no início do processo de escrita autônoma e que a habilidade da escrita é uma necessidade social”.

João Pedro reconheceu a importância da escrita desde cedo. “Independentemente do gênero textual, estamos em constante preparo desde a infância. Todo texto que eu li e as palavras que escrevi, além das minhas experiências, contam quando estou escrevendo. E eu fui uma criança que sempre estava com um caderno rascunhando alguma coisa. Mas eu acredito que a leitura vem antes da escrita. Parece besteira, mas é verdade, ler é sempre essencial”, destaca o estudante que está se formando, no IFNMG-Campus Salinas, também em Técnico em Informática integrado ao ensino médio.

Já que ler é essencial, que tal saber mais sobre os alunos que se destacaram, sobre o Enem, a prova de redação e o papel do IFNMG? Não esqueça: publicaremos nesta semana mais matérias para que você já se conecte com a prova de redação do Enem 2023. Aceitar o desafio é ser nota mil.