Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG Campus Almenara participam de dia de campo sobre a cultura do café em Mata Verde - MG Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 30 de Maio de 2023, 14h47 | Última atualização em Terça, 30 de Maio de 2023, 14h48

01.jpgEstudantes do IFNMG campus Almenara participam de Dia de Campo sobre Café

Na sexta-feira, dia 26 de maio de 2023, os discentes do 3º ano dos cursos Técnico em Agropecuária Integrado ao Ensino Médio e Técnico em Agropecuária em Regime de Alternância, juntamente com discentes do curso de Engenharia Agronômica do IFNMG campus Almenara participaram do 1° dia de Campo: Cultura do café em Mata Verde – MG.

A visita técnica foi organizada pelo Coordenador do Curso de Engenharia Agronômica, o professor Edimilson Alves Barbosa que ministra nessas turmas as disciplinas de Culturas Perenes e Fruticultura, Processamento Agroindustrial e Grandes Culturas I e III.

O município de Mata Verde se destaca na região pela produção de café, devido a suas condições climáticas amenas. Diante da importância dessa cultura para o município e em comemoração ao Dia Nacional do Café, 24 de maio, a Secretaria de Agricultura da Prefeitura de Mata Verde juntamente com o egresso do curso de Engenharia Agronômica do IFNMG campus Almenara, Lucas Timóteo, organizaram o evento com o objetivo de demonstrar métodos e novas tecnologias desenvolvidas para racionalizar o manejo dos cafezais.

O evento teve início pela manhã quando foram ministradas as palestras “Implantação da Lavoura de Café” pela técnica da Emater Joselaine Lopes, “Adubação Racional do Café” ministrada pelo professor do IFNMG Edimilson Alves Barbosa e ‘Irrigação em Café” proferida por um técnico da Minas Bombas. O encontro possibilitou a interação entre cafeicultores, agrônomos, pesquisadores, consultores e estudantes que em meio a uma plantação de café receberam informações e demonstrações tecnológicas de uma forma prática.

Palestras sobre Implantação da lavoura de café e Adubação racional do café

De acordo com os estudantes, o evento foi muito proveitoso porque agregou conhecimentos práticos, possibilitando, segundo a discente Emelly Damacena, familiarização com a cultura do café. As estudantes Luana Nascimento e Maria Eduarda destacaram a possibilidade de trocar conhecimentos com produtores rurais. Para Denis Guido, um dos grandes diferenciais do Dia de Campo foi a palestra sobre irrigação por gotejamento e aspersão. Já a dinamicidade do evento por ocorrer dentro da lavoura de café e pelo fato dos palestrantes se mostrarem acessíveis foi relatada pela discente Laureen Rodrigues.

WhatsApp Image 2023 05 30 at 14.43.46  05
    Estudantes em meio a cafezal e prática de coleta de solo.