Portal IFNMG - Médica do Campus Almenara, publica livro contendo Artigos, Poemas e Relato de Experiência Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2023, 09h54 | Última atualização em Quinta, 03 de Agosto de 2023, 09h55

Nesta jornada literária você encontrará uma coletânea de artigos, Relato de Experiência e Poemas, cuidadosamente elaborados, que destacam a importância da saúde em diversas vertentes.

Os alunos do curso Técnico em Enfermagem, possuem em sua formação, o compromisso de atuarem em ações de promoção, prevenção, recuperação e reabilitação de indivíduos e grupos, intervindo no processo saúde / doença e articulando-se em diferentes contextos sociais. Escolheu-se o contexto da população carcerária para desenvolver o projeto intitulado: Controle do Tabagismo na Unidade Prisional em Almenara – MG.

Este trabalho teve como objetivo desenvolver ações, visando o controle do uso de cigarros, no ambiente carcerário.  Os dependentes da nicotina tiveram apoio da equipe multidisciplinar do presídio, com a parceria da médica, professora e alunas do curso Técnico em Enfermagem do IFNMG-Campus Almenara.

Este projeto foi apresentado no SIC de Araçuaí, tendo recebido 1º lugar na modalidade Pôster, com o troféu o “Leitor”

FOTO A - AÇÕES NO PRESÍDIO DE ALMENARA.jpg

FOTO B -O LEITOR.jpg

Sabe-se que a Estratégia Saúde da Família constitui no âmbito da Atenção Primária em Saúde, um espaço estratégico para as práticas de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Portanto, entende-se que ela pode ser considerada um espaço favorável à implementação de um trabalho antitabagismo, junto à comunidade da área de abrangência da equipe.

Como os dependentes do tabaco, não conseguem abandonar o vício sem ajuda de profissionais qualificados, apontou-se a necessidade de desenvolver o trabalho intitulado: Controle do tabagismo na população em situação de vulnerabilidade, na Atenção Básica.

Este projeto foi desenvolvido pela equipe multidisciplinar da ESF São Judas Tadeus, com a parceria da médica, professoras e alunas do curso Técnico em Enfermagem do IFNMG-Campus Almenara.

A médica relata que “apontou-se a necessidade de promover ações de controle ao tabagismo em que os usuários apresentavam situação de risco e vulnerabilidade, relativos à saúde física, psíquica e ao poder sócio econômico”.

As ações de promoção da saúde e prevenção e agravos, visam a melhoria na qualidade de vida dos usuários, dependentes do tabaco.

FOTO C -PALESTRA TABAGISMO NA UBS.pngFOTO D - ENTREVISTA COM PARTICIPANTE DA PESQUISA.png

A Dra. Rosângela desenvolveu outro projeto de pesquisa intitulado: Perfil Epidemiológico, Diagnóstico e Tratamento da Leishmaniose Tegumentar Americana, em Almenara – MG.

A leishmaniose tegumentar americana é uma doença infecciosa, que acomete predominantemente, populações carentes, marginalizadas, sendo considerada uma doença negligenciada.

Este estudo justificou-se devido à grande prevalência de casos diagnosticados de LTA, no município de Almenara, apontando a necessidade de desenvolver programas de prevenção, controle, diagnóstico precoce e tratamento oportuno, estabelecendo estratégias.

Estabelecer estratégias através de implementação de leis de políticas públicas, visando população acerca da doença e melhorar a sua qualidade de vida.

FOTO E -TRATAMENTO INTRALESIONAL - LTA.png

Dra. Rosângela, apresenta no livro quatro poemas de sua autoria, com destaque para “Estrela Inocente” que comtempla o aniversário de 10 anos do IFNMG.

A médica descreve o relato de experiência com seu trabalho na aldeia Água Boa, com a etnia Maxakali.

Escreve o trabalho intitulado: Diversidade e seus saberes: Um olhar voltado para a saúde e cultura Maxakali.

Este trabalho explora a intersecção entre saúde e cultura, exaltando os saberes e práticas ancestrais presentes em comunidades indígenas. Mostra a diversidade na cultura e saúde de um povo, destacando a necessidade de abordagens inclusivas que contemplem uma assistência efetiva e igualitária.

FOTO F- ARTESANATO MAXAKALI.jpgFOTO G -CRIANÇA INDIGENA MAXAKALI.jpg

FOTO H - ETNIA MAXAKALI.jpgFOTO I - RITUAL DE DANÇA MAXAKALI.jpg

O IFNMG enquanto academia, promove acessibilidade à inclusão social, fortalecendo a integração e o cuidado, com a comunidade dos povos originários.

Dra. Rosângela, agradece à todos que contribuíram para tornar este projeto uma realidade e espera que este livro, seja uma fonte de inspiração e aprendizado, enriquecendo sua compreensão sobre “Saúde, Conhecimento e Diversidade”.

O livro está disponível na Amazon, para acessar clique aqui.