Portal IFNMG - X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFNMG Campus Almenara Ir direto para menu de acessibilidade.

X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do IFNMG Campus Almenara

Publicado: Quarta, 08 de Novembro de 2023, 14h49 | Última atualização em Quarta, 08 de Novembro de 2023, 14h49

A X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT do Campus Almenara, realizada no período de 24 a 27 de outubro de 2023, teve como tema “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”.

O evento contou com produções de trabalhos científicos, palestras, grupos de trabalho, apresentações orais, minicursos e oficinas ofertadas ao público acadêmico e à comunidade regional, sob a coordenação dos professores Gileno Santos Moreira e Ednilton Moreira Gama, e demais membros da comissão organizadora do evento.

Nessa perspectiva, a cerimônia de abertura oficial foi abrilhantada pela palestra do Professor Dr. Rochel Montero Lago (da UFMG), com o tema “Química e o desenvolvimento sustentável no Brasil”, ainda com mediação do professor convidado Dr. Alfredo Costa (do IFRS).

Essa versão 2023 da SNCT, além de promover a reflexão acerca da ciência para o desenvolvimento sustentável, foi integrada também pela Mostra de Ciências da Natureza e Matemática, VI Semana de Ciências Agrárias e II Tech Week. Com isso, o campus Almenara alcançou, com grande êxito, a realização de um evento macro que contemplou toda a comunidade escolar, como também contou com parcerias externas.

Para isso, a Mostra de Ciências da Natureza e Matemática – projeto interdisciplinar e integrador desenvolvido e orientado pelos professores do Núcleo de Ciências da Natureza e Matemática – envolveu todos os alunos dos cursos Técnicos em Administração, Agropecuária, Agropecuária em Regime de Alternância, Informática e Zootecnia Integrados ao Ensino Médio na realização de trabalhos investigados, preparados pelos(as) discentes e instruídos pelos(as) professores(as) orientadores(as) ao longo do ano letivo. Nesse sentido, a culminância desse projeto concretizou-se dentro da SNCT em dois dias (24 e 25/10) no formato de Mostra que apresentou ao público os produtos do protagonismo dos(as) estudantes.

A Mostra foi aberta ao público e amplamente apreciada por convidados externos e escolas da região, que puderam conhecer a nobre missão do IFNMG de unir ensino, pesquisa e extensão no propósito maior de implementar um ensino de qualidade no Vale do Jequitinhonha.

Além disso, a VI Semana de Ciências Agrárias, com o tema “Ciências Agrárias: Projetos, Programas e Inovações Agropecuárias 5.0” – organizada por docentes e discentes do curso de Engenharia Agronômica – também fez parte da X SNCT e trouxe palestras e cursos sobre as novas tecnologias que podem ser implantadas no Vale do Jequitinhonha. Esse evento ofertou atividades de qualidade aos acadêmicos e, da mesma forma, à comunidade externa da região, como produtores rurais e profissionais que atuam na área.

Com o mesmo vigor, a II Tech Week, organizada pelo Núcleo de Informática, possibilitou aos estudantes do Campus Almenara desenvolver capacidades na esfera tecnológica de forma integrada e interdisciplinar. Esse evento, como parte da SNCT e simultâneo à Mostra de Ciências da Natureza e Matemática, possibilitou a integração de computação, métodos e conhecimentos entre as áreas técnicas envolvidas, o que produziu trabalhos fabulosos, cujas performances impressionaram o público.

Sobremaneira, a X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – SNCT do Campus Almenara tornou-se um complexo que ilustra o papel do IFNMG na região, como também aproxima o ensino, a pesquisa e a extensão da comunidade e, de modo muito especial, promove uma aprendizagem virtuosa, o que prepara cidadãos autônomos para a vida.