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Está on a mais nova edição da Revista Multifaces; a publicação encerra 2023 com textos sobre o educador Paulo Freire

Publicado: Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 21h00 | Última atualização em Quinta, 28 de Dezembro de 2023, 22h11
Multifaces Paulo FreireClique aqui ou na imagem acima para acessar o "Dossiê Temático: Paulo Freire" da Revista Multifaces, do IFNMG. A edição apresenta 15 trabalhos de pesquisadores de oitos estados do Brasil. O periódico on-line é indexado como B2 no Qualis Capes

Já está disponível para acesso a edição especial da Revista Multifaces, que propôs um dossiê temático, com artigos, relatos de experiência, ensaios, resenhas e entrevistas, a fim de divulgar o impacto social e acadêmico acerca da produção do educador e filósofo brasileiro Paulo Freire.

Em comemoração aos 102 anos do patrono da educação brasileira, que é autor de mais de 40 obras, entre elas, “Pedagogia do Oprimido”, o atual volume traz 15 trabalhos inéditos de pesquisadores e pesquisadoras de diversas instituições e de oitos estados do Brasil.

Alguns dos títulos presentes no conjunto recém-publicado são “Construção e Divulgação Científica via Podcast: Aproximações entre Conceitos de Avaliação e os Princípios Freiriano”; “Explorando as Conexões entre a Política Educacional de Paulo Freire e o Uso da Gamificação no Ensino de Língua Inglesa”; “Opressão e Liberdade na Educação”; “Educação e Liberdade: Abordagens de Paulo Freire e Bell Hooks para Educação das Relações Étnico-raciais”; “Incertezas do/no Estágio: Conversas de um Jovem Estagiário com o Velho Paulo Freire”.

Além de escritores do próprio Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), responsável pelo periódico, a edição especial conta com autores das seguintes instituições: Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Instituto Federal Goiano (IFGoiano), Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal Fluminense (UFF), Universidade Católica do Salvador (UCSAL), Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Instituto Federal de Goiás (IFG), Associação Cultura Franciscana (ACF), Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) e Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

De acordo com o prefácio da publicação, o “Dossiê Temático: Paulo Freire” resume a beleza dos pesquisadores/autores em seus respectivos domínios, empenhando-se na edificação de uma sociedade caracterizada por maior ética, integridade, justiça e beleza, com foco primordial na emancipação dos seres humanos.

Os escritos “retratam o compromisso do profissional de educação em articular prática e teoria: práxis docente. Os autores e autoras, são conscientes que o seu trabalho docente não se limita a sala de aula, no entanto, atravessa a educação como uma dimensão política. Política compreendia enquanto poder e força para transformar realidades”, pontuam os professores que assinam o prefácio, Admilson Eustáquio Prates e Bergston Luan Santos, do IFNMG, e Leonardo Augusto Couto Finelli, da Unimontes.

Um dossiê especial e coerente com o propósito da educação

Paulo Freire Foto de Sergio Tomisaki Folhapress
O educador, pedagogo e filósofo Paulo Reglus Neves Freire nasceu em Recife (PE) em 19/09/1921 e faleceu em São Paulo em 02/05/1997. Paulo Freire ganhou notoriedade a partir da década de 1960, quando introduziu um método de alfabetização para adultos que se fundamentava nos contextos e conhecimentos específicos de cada comunidade. Sua abordagem foi inicialmente aplicada a um grupo de 300 trabalhadores de canaviais em Angicos, no Rio Grande do Norte. A alfabetização foi concluída em um tempo extraordinariamente curto: 45 dias. Freire é o brasileiro mais homenageado mundialmente e o terceiro pensador, no mundo todo, mais citado em trabalhos
(Foto de Sérgio Tomisaki - Folhapress | Folha de S. Paulo: fotografia.folha.uol.com.br)
 

Paulo Freire foi um renomado educador brasileiro, nascido em 1921. Reconhecido internacionalmente, ele foi um defensor apaixonado da educação como instrumento de emancipação social. Freire é mais conhecido por seu método de ensino, chamado de "Pedagogia do Oprimido", que revolucionou a abordagem educacional ao centrar-se na participação ativa dos estudantes no processo de aprendizagem. Seu trabalho enfatizou a importância de um diálogo horizontal entre educadores e alunos, buscando a conscientização crítica sobre questões sociais.

A relevância de Paulo Freire para a educação contemporânea transcende fronteiras, pois sua pedagogia influenciou práticas educacionais em todo o mundo. Seu enfoque na educação como prática libertadora, capaz de capacitar indivíduos a compreenderem e transformarem sua realidade, tornou-se fundamental. Freire contribuiu significativamente para a promoção da igualdade, justiça e participação democrática no ambiente educacional, deixando um legado que continua a inspirar educadores e a moldar abordagens progressistas na educação atual. 


" As autoras de um dos textos publicados no Dossiê Temático: Paulo Freire afirmam que a obra de Paulo Freire auxilia "na compreensão das lógicas da avaliação na sociedade capitalista, que em nome de uma falsa neutralidade e objetividade, baseada no ensino narrativo de conteúdos fragmentados e dissociado da realidade concreta, que não possibilita construção do conhecimento, entrava o exercício de outra lógica de avaliação, que se proponha a ser formativa, que esteja mais preocupada com as aprendizagens e menos com as medidas”, Elizabete Pacheco, Olenir Mendes, Maria Cristina Forti, Alesandra Souza e Sonia Almeida


No trabalho “A Cultura Avaliativa e a Perspectiva Freireana: uma Crítica à Avaliação Excludente”, um dos textos publicados no “Dossiê Temático: Paulo Freire”, as autoras destacam que Paulo Freire expõe as maleficências de um sistema educacional baseado no modelo bancário, que subjuga, aliena e relega os indivíduos ao esquecimento. Simultaneamente, o trabalho relata que Freire propõe a superação dessa abordagem por meio de uma educação crítica, concebida como uma prática destinada a emancipar seus participantes. Essa forma de educação deve ser fundamentalmente dialógica, priorizando os saberes, especialmente aqueles provenientes do povo, e estimulando a curiosidade e a interpretação ativa do mundo.

“Suas denúncias nos auxiliam na compreensão das lógicas da avaliação na sociedade capitalista, que em nome de uma falsa neutralidade e objetividade, baseada no ensino narrativo de conteúdos fragmentados e dissociado da realidade concreta, que não possibilita construção do conhecimento, entrava o exercício de outra lógica de avaliação, que se proponha a ser formativa, que esteja mais preocupada com as aprendizagens e menos com as medidas”, afirmam as autoras do estudo Elizabete de Paula Pacheco, Olenir Maria Mendes, Maria Cristina Forti, Alesandra Ferreira Bento Souza e Sonia Aparecida Faleiros Almeida.

Democratização do conhecimento científico

A Revista Multifaces é indexada como B2 no Qualis Capes e coordenada pela Editora do IFNMG, por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi) e do Centro de Referência em Formação e Educação à Distância (CEAD).

Direcionada à comunidade acadêmica e à sociedade civil, a Revista Multifaces tem por missão promover a divulgação e o acesso a textos acadêmicos, trabalhos científicos e relatos de experiência em ensino e extensão, de diversas áreas do conhecimento.

O acesso ao conteúdo da Multifaces é livre e imediato, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. A primeira edição do periódico data de 2018. No total, a Revista Multifaces já lançou sete números.

Não há chamadas para submissão em aberto, mas acompanhe o Portal do IFNMG e a página da Revista Multifaces para ficar por dentro das próximas chamadas.


LEIA MAIS:

- Revista Multifaces está com prazo aberto para submissões que abordem a produção de Paulo Freire (matéria publicada em abril/2023)

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