Portal IFNMG - Estudo publicado em revista internacional legitima a importância das metodologias ativas na inclusão de alunos autistas; egresso do IFNMG é um dos autores do artigo Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Estudo publicado em revista internacional legitima a importância das metodologias ativas na inclusão de alunos autistas; egresso do IFNMG é um dos autores do artigo

Publicado: Segunda, 05 de Fevereiro de 2024, 18h48 | Última atualização em Terça, 06 de Fevereiro de 2024, 14h59

Uma pesquisa recente lançou luz sobre o impacto das metodologias ativas na inclusão escolar de alunos autistas, revelando achados significativos que destacam a necessidade urgente de práticas formativas adaptadas ao ambiente educacional. Os resultados, publicados no artigo intitulado “Metodologias Ativas e as Contribuições para a Inclusão Escolar de Alunos Autistas: Uma Revisão Sistemática”, apontam para o papel crucial das metodologias ativas, transcendentais à mera transmissão de conhecimento, ao fomentar habilidades como liberdade, tolerância e espírito crítico.

O estudo é fruto de uma pesquisa abrangente conduzida em parceria com pesquisadores de diversas instituições do Brasil, entre eles, o pesquisador Thiago José Francisco, egresso do curso de Pós-Graduação lato sensu em Docência na Educação Profissional e Tecnológica do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead) do Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). 


A Organização Internacional de Pesquisa Científica (IOSR), uma organização privada independente. O IOSR fornece apoio e serviços a profissionais e investigadores da educação em todo o mundo, especialmente aos dos países em desenvolvimento. IOSR é uma associação de cientistas, pesquisadores, professores, diretores, gerentes e engenheiros de diversas áreas, incluindo engenharia, gestão, farmácia, ciências aplicadas e matemática.


“Durante minha jornada no curso, desenvolvi meu trabalho de conclusão de curso (TCC) com a temática ‘Utilização de Softwares/Aplicativos na Educação Profissional’, o que despertou meu interesse pela pesquisa. Essa experiência resultou em uma nova investigação que culminou na publicação de um artigo científico em um periódico de alta qualidade, no ‘IOSR Journals’, classificado como Qualis A2”, informa Thiago José. 

O percurso formativo do pesquisador também explica o seu interesse pelos campos da educação, das metodologias ativas e da inclusão. Além de especialista em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, Thiago José possui é graduado em Informática, em História (licenciatura) e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Também pelo IFNMG, está cursando graduação em Pedagogia. 

Além de Thiago José Francisco, também são autores do estudo “Metodologias Ativas e as Contribuições para a Inclusão Escolar de Alunos Autistas: Uma Revisão Sistemática”, publicado em dezembro de 2023: Paula Bernardes de Morais (Universidade Federal de Jataí), Lissandro Botelho (Instituto Federal do Amazonas), Glaucia Nogara (Universidade Alto Vale do Rio do Peixe), Luísa Delgado Dadalt (Faculdade de Medicina Faceres), Rhari Delgado Dadalt (Universidade de Araraquara), Alexander Aparecido Urso Silva (Facultad Interamericana de Ciências Sociales), José Leônidas Alves do Nascimento (Facultad Interamericana de Ciências Sociales), Andressa Silva Guedes (Centro Universidade Unifieo) e Roberto dos Santos Silva (Universidade Federal do Pará).


As metodologias ativas são abordagens pedagógicas que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, estimulando sua participação ativa, autonomia e construção do conhecimento. Elas buscam ir além das tradicionais estratégias de ensino, proporcionando um ambiente que promove a participação ativa e a autonomia dos estudantes, reconhecendo a singularidade de cada um.



Artigo Imagem
Clique aqui ou na imagem acima e acesse o artigo "Metodologias Ativas e as Contribuições para a Inclusão Escolar de Alunos Autistas: Uma Revisão Sistemática, publicado em dezembro de 2023 no IOSR Journals, periódico internacional. Entre os autores, também assina o artigo o pesquisador Thiago José Francisco, que cursou no IFNMG a Pós-Graduação em Docência na Educação Profissional e Tecnológica, ofertada pelo Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (Cead)

Percursos do conhecimento e da inclusão

A metodologia do trabalho se deu por meio de revisão sistemática, reconhecida por uma abordagem rigorosa e estruturada na análise de estudos relevantes sobre um determinado tema. Para tanto, os autores fizeram um levantamento de artigos brasileiros publicados entre 2019 e 2023 nas plataformas Scielo e Google Acadêmico.

Conforme explica o próprio artigo, as metodologias ativas são abordagens pedagógicas que colocam o estudante no centro do processo de aprendizagem, estimulando sua participação ativa, autonomia e construção do conhecimento. Elas buscam ir além das tradicionais estratégias de ensino, proporcionando um ambiente que promove a participação ativa e a autonomia dos estudantes, reconhecendo a singularidade de cada um.

As conclusões do trabalho destacam o impacto positivo das metodologias ativas na autonomia, acessibilidade e integração social dos alunos autistas, destacando a importância da formação profissional alinhada à inclusão e o engajamento colaborativo entre estudantes, professores e famílias. 

O egresso do IFNMG complementa afirmando que os resultados da pesquisa podem contribuir significativamente para a compreensão do universo dos alunos autistas, promovendo uma inclusão mais efetiva. “A publicação destaca as metodologias ativas e seu papel na inclusão escolar, oferecendo insights valiosos para a melhoria do ensino destinado a alunos autistas. Compartilhar essas descobertas com a comunidade escolar é uma forma de contribuir para o enriquecimento das práticas educativas, fortalecendo o compromisso institucional com a excelência acadêmica”, pontua o estudioso. 

Na conclusão do artigo, os pesquisadores ressaltam que, por meio do estudo realizado, é possível perceber “que não há uma abordagem única e universalmente eficaz para todos os alunos autistas. A diversidade presente no espectro autista demanda a personalização e adaptação contínua das práticas educativas, enfatizando a necessidade de sensibilidade à subjetividade de cada aluno”.

O texto sintetiza, por fim, que as metodologias ativas, combinadas com tecnologia e uma abordagem personalizada e sensível, surgem como elementos essenciais na criação de um ambiente educacional mais inclusivo, flexível e acessível. “Essas abordagens não apenas promovem a inclusão efetiva de alunos autistas, mas também contribuem para o desenvolvimento integral desses estudantes, reconhecendo e respeitando as singularidades presentes no espectro autista”, concluem os pesquisadores que assinam a publicação.

Clique aqui e baixe o artigo “Metodologias Ativas e as Contribuições para a Inclusão Escolar de Alunos Autistas: Uma Revisão Sistemática”

Sobre Thiago José Francisco

Foto Thiago Jose Thiago José Francisco ocupa o cargo de diretor na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Anos Iniciais) Prof. Elídio Duque, em Salinas (MG). Além disso, é líder de dois grupos de estudos e pesquisas: o Grupo de Estudos e Pesquisas em Ciência da Religião (GEPECRE) e o Grupo de Estudos e Pesquisas em Cibercultura e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação Aplicadas à Educação (GEPCTDIC), ambos registrados no Diretório dos Grupos de Pesquisas do CNPq, vinculados ao IFNMG. Atualmente, está envolvido em dois projetos de pesquisa no IFNMG: “A utilização do YouTube como ferramenta para a capacitação docente” e “Gênero, sexualidade e diversidade na escola: uma proposta de educação inclusiva no IFNMG-Campus Salinas”. Dados extraídos do currículo Lattes do pesquisador.

Fim do conteúdo da página