Portal IFNMG - Programação Aplicada à Robótica no Contexto de Processos de Automação Industrial Ir direto para menu de acessibilidade.
Publicado: Quinta, 14 de Julho de 2022, 13h16 | Última atualização em Quinta, 14 de Julho de 2022, 17h55

Projeto de capacitação em programação aplicada à robótica disponibiliza vagas para estudantes do ensino fundamental

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais já ofertou, no ano de 2022, mais de 160 vagas para o curso de Introdução à Robótica a estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental, matriculados em Escolas Públicas das cidades de Montes Claros e São João da Lagoa.

Os jovens estudantes foram atendidos pelo projeto Aprendizagem de Programação Aplicada à Robótica no Contexto de Processos de Automação Industrial que visa oportunizar a vivência prática da programação aplicada à robótica, universo antes desconhecido para estes alunos.

Além do contato com elementos da programação, o projeto ainda proporcionou aos discentes o conhecimento dos fenômenos físicos, a compreensão do funcionamento de instrumentos eletroeletrônicos e a realização de experimentos de robótica com uso de kits de Arduino e Lego Spike.

Segundo o diretor da Escola Estadual Américo Martins, Marcelo Mendes, o projeto contribuiu muito para o fortalecimento da aprendizagem dos alunos. "Foi uma parceria que chegou na hora certa, já que após dois anos fora da escola os alunos se encontravam desmotivados".

Para o coordenador do projeto, professor Douglas Angelo Teixeira, os jovens atendidos e certificados serão impactados com estes conhecimentos e compreenderão a importância da tecnologia para as novas solicitações do mercado de trabalho.

Ainda este ano, o projeto ofertará em torno de 240 vagas no curso a estudantes do Norte de Minas Gerais.

youtubeW.fw.png

robotica_ifnmg.png