Portal IFNMG - Pesquisa com servidores investiga clima organizacional no IFNMG; o prazo para participar termina dia 28 de abril Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 13 de Abril de 2023, 16h40 | Última atualização em Quinta, 13 de Abril de 2023, 18h10

Cartaz pesquisa clima organizacionalO IFNMG lançou uma pesquisa cujo objetivo é investigar a percepção do clima organizacional no contexto do serviço público, visando adquirir dados que irão subsidiar melhorias gerenciais no âmbito administrativo e acadêmico. A participação é voluntária e anônima, e os servidores de todos os campi e unidades do IFNMG podem responder ao questionário Jornada do Clima Organizacional no IFNMG (2023) até o próximo dia 28 de abril. São responsáveis pela iniciativa a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi).

A pró-reitora de Gestão de Pessoas, Rosemary Barbosa da Silva Moura, explica que clima organizacional refere-se à tendência sobre as necessidades dos indivíduos que atuam em uma instituição. “Analisar o clima organizacional de uma instituição é buscar compreender o modo como o contexto do trabalho impacta no comportamento e nas atitudes das pessoas neste cenário, na qualidade de vida e no desempenho organizacional”, pontua a pró-reitora.

Para o desenvolvimento de um bom clima organizacional, as seguintes variáveis precisam, segundo Rosemary, ser consideradas: estrutura organizacional, oportunidades de participação pessoal, significado do trabalho, qualidade dos relacionamentos estabelecidos entre os servidores, capacidade de trabalhar em equipe quando necessário, capacitação e qualificação a força de trabalho, estilos de liderança presentes em cada cenário, avaliação, remuneração e benefícios.

As informações acerca da pesquisa e o endereço eletrônico para acessar o questionário já foram encaminhados, por e-mail, para os servidores.

Participação dos servidores garantirá resultados mais precisos

A pesquisa de clima nada mais é do que um diagnóstico geral, conforme comenta o diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto, Gustavo Henrique Silva de Souza. Além de analisar o clima organizacional em associação com o estresse no trabalho, o diretor destaca que a investigação permite identificar possíveis e potenciais problemas organizacionais, bem como planejar com maior precisão ações diretamente voltadas para a melhoria do ambiente de trabalho.

“Inclusive, deve ser uma pesquisa continuamente repetida para que sejam aferidos pontos de avanço e necessidades de melhoria ao longo dos anos, contribuindo para uma gestão profissionalizada e madura. Vale ressaltar que quanto maior o número de servidores participando, mais precisos serão os resultados obtidos. A título de informação, na pesquisa de clima anterior , aplicada em 2018, participaram somente 36% dos servidores do IFNMG. Esperamos, portanto, que haja um maior engajamento dos servidores dessa vez”, evidencia Gustavo de Souza.

Será elaborado, com os resultados da pesquisa, um relatório contendo informações sobre o comportamento organizacional no IFNMG, que indicará questões relacionadas ao bem-estar dos servidores, à comunicação interna, ao trabalho em equipe, ao reconhecimento do trabalho e à cultura organizacional. O diretor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Instituto ainda informa que os indicadores obtidos também contribuirão para a definição de metas do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) do IFNMG 2024-2028, para decisões institucionais e para um plano de ações para os anos de 2023 e 2024, a fim de melhorar o clima organizacional no IFNMG.

Do grupo de estudos à execução da pesquisa

A pesquisa para investigar a percepção do clima organizacional está sendo executada pelo Grupo de Pesquisa Práticas da Administração Eupsíquica, Bases do Comportamento Organizacional e Medidas Psicométricas (PAEBCOMP). Os instrumentos de pesquisa são a Escala de Clima Organizacional (ECO) e a Escala de Estresse no Trabalho (EET), que foram adaptadas pelo Grupo de Pesquisa para o contexto dos institutos federais.

O Grupo de Pesquisa, formado em 2016, é liderado pelo professor e diretor Gustavo Henrique Silva de Souza. Atualmente, conta com nove pesquisadores das seguintes instituições: Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Alagoas (UFAL).

O grupo surgiu a partir da ideia de estabelecer esforços em torno dos estudos sobre o comportamento organizacional, incluindo a concepção de administração eupsíquica e das medidas psicométricas. A concepção eupsíquica consiste numa vertente voltada para uma psicologia do alto desempenho e da felicidade por meio do trabalho. Enquanto isso, as medidas psicométricas utilizam da mensuração matemática do comportamento humano.

Clique aqui para saber mais sobre o Grupo de Estudos PAEBCOMP.