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Campus Pirapora celebra a poesia com ocupação e batalha de Slam

Publicado: Quinta, 31 de Agosto de 2023, 14h47 | Última atualização em Quinta, 31 de Agosto de 2023, 15h25

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Por uma semana inteira, culminando na sexta, 25 de agosto, o Campus Pirapora do IFNMG foi tomado pela poesia na 1ª Ocupação Poética. O ponto de encontro principal foi o sarau ocorrido diariamente, seguido das seletivas para a Batalha de Slam (poesia falada), acompanhadas por todas as turmas no horário do intervalo. Nos corredores, gramados, espaços comuns, portas, paredes e árvores os/as estudantes penduraram seus poemas em cortinas de papel temáticas, varais de poesia, estandartes, gaiolas decoradas, quadros de avisos e em um cardápio poético instalado na cantina. Com muita criatividade, eles montaram ainda um piquenique literário, um oráculo com poemas de amor e um desafio poético em que a pessoa levava para casa uma ilustração feita por alunas desde que escrevesse um poema a partir do que via. 

O evento, resultado de um projeto de ensino, foi conduzido pelas professoras de Língua Portuguesa e Literatura do Ensino Médio do campus, Bianca Magela Melo, Márcia Moreira Custódio e Renata Maurício Sampaio, e também pela psicóloga da unidade, Sônia Serra. Às quatro se juntou um grupo de 10 alunos voluntários na organização. Cada professora estimulou suas turmas a aproveitarem os conteúdos poéticos que estavam sendo vistos em sala, sendo que os primeiros anos trabalharam apenas com poemas autorais a partir de exercícios de escrita feitos no trimestre.

O objetivo do projeto é, segundo as responsáveis, valorizar o gênero poesia, estudado em todos os anos do Ensino Médio e, ao mesmo tempo, estimular a expressão artística dos/as estudantes encontrando formas de falar sobre sensibilidade e sentimentos. Isso se torna importante pela quantidade de relatos de jovens em sofrimento psíquico que chegam ao setor de psicologia ou às professoras. 

Os alunos tiveram liberdade de escolher entre fazer trabalhos manuais, exposições criativas ou declamações. Estas, em número expressivo, tomavam horários diferentes da rotina da escola: cinco minutos antes da entrada (“Alvorada poética”), no início do 1º horário dentro de salas de aula (“Licença poética”) e na despedida do dia, às 12h30. Já os intervalos tiveram 10 minutos a mais em todos os dias da semana e, na sexta, os três últimos horários foram liberados para a Ocupação. Segundo a coordenadora do projeto, professora Bianca Magela Melo, o envolvimento surpreendeu os organizadores, pois muitos/as estudantes, estimulados pelas apresentações, pediram para serem incluídos ao longo da semana. 

Eventos do tipo trabalham a responsabilidade e a autonomia de cada jovem, que precisa cumprir sua parte, chegar no horário, criar algo para expor: “Quando você dá liberdade para que sejam feitas as propostas de ocupação, surgem coisas inesperadas, como, por exemplo, cortinas em muitos corredores com a temática do amor, escolhida por dois grupos de uma mesma sala e ainda um grupo que entregou plantas aos porteiros e às responsáveis pela limpeza da escola, acompanhado da leitura de poemas”, afirmou a coordenadora.

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SLAM: poesia falada

06.jpegRealizado pela primeira vez no campus, a Batalha de Slam “Quarto de despejo”, em homenagem à escritora Carolina Maria de Jesus, movimentou torcidas durante a semana. O poema-slam é um tipo de texto escrito para ser falado e sempre conectado a problemas sociais do presente, ou a questões existenciais significativas. A desigualdade social, o racismo, a adolescência, o desafio de ser mulher em nossa sociedade e as cobranças sobre os jovens foram alguns dos temas abordados pelos participantes. Com o slogan “Por mais amor, com mais respeito, sem preconceito, Slam quarto de despejo”, a batalha teve muito envolvimento do público que acompanhou a tudo com vibração crescente. 

Todos os participantes escreveram textos autorais apresentados aos presentes e ao júri, composto por diferentes pessoas ligadas à docência ou à área cultural. O aluno Diogo Monteiro de Souza, do 2º ano do curso integrado Técnico em Sistemas de Energia Renovável, foi o grande vencedor. Seis estudantes, escolhidos em seletivas ao longo da semana, disputaram o primeiro lugar. A segunda colocação ficou com Danielle Cristina Oliveira, do 3º ano do curso integrado Técnico em Vendas, e a terceira com Josiane Kamilly Leite Lima, do 1º ano do curso integrado Técnico em Sistemas de Energia Renovável. Todos ganharam vale-compras em livros da livraria da Associação Comunitária Tamboril. 

 

 

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