Portal IFNMG - IFNMG é nota máxima no recredenciamento para manutenção da oferta de cursos superiores presenciais Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFNMG é nota máxima no recredenciamento para manutenção da oferta de cursos superiores presenciais

Publicado: Quarta, 06 de Setembro de 2023, 11h12 | Última atualização em Quarta, 06 de Setembro de 2023, 11h14

WhatsApp Image 2023 09 06 at 09.01.24
Reunião virtual da comissão de avaliadores do Inep/MEC com servidores técnico-administrativos do IFNMG

“Nós somos nota máxima, nota 5 na avaliação do MEC”. Foi com muita emoção que a reitora Joaquina Nobre compartilhou essa boa notícia a toda a comunidade do IFNMG, nesta terça-feira, 5 de agosto, por meio das redes sociais. A conquista, tão digna de ser celebrada, refere-se ao resultado do processo de recredenciamento institucional, obrigatório para a manutenção da oferta de cursos superiores. “Éramos nota 3 e, agora, por 10 anos, seremos nota 5. Isso significa a nossa excelência, o nosso amadurecimento institucional e a nossa melhoria contínua em todos os nossos processos”, completou a reitora.

O resultado veio após a avaliação realizada por uma comissão designada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), ligado ao MEC, que fez a visita virtual ao IFNMG, entre os dias 30 de agosto e 1º de setembro. Nesse período, os avaliadores Cadidja Coutinho, Marina Rodrigues Brochado e Marco Antônio Pinto Ribeiro reuniram-se com representantes de todos os segmentos da comunidade acadêmica – estudantes, professores e técnicos administrativos -, conheceram as instalações do Campus Montes Claros  - escolhido entre os 11 campi do Instituto para a visita in loco - e analisaram documentos institucionais.

“Apresentamos para a Comissão do INEP a forma como o IFNMG trata questões relacionadas a Planejamento e Avaliação Institucional, Desenvolvimento Institucional, Políticas Acadêmicas, Políticas de Gestão e Infraestrutura. Obtivemos excelentes conceitos em todos os cinco eixos, destacando que, dos 48 indicadores avaliados, tivemos nota máxima em 41”, conta o professor Roberto Marques, diretor do Departamento de Ensino Superior e presidente da Comissão de Recredenciamento Institucional do IFNMG. (Confira os principais destaques em cada eixo da avaliação.)

O resultado positivo, segundo o professor, é reflexo do trabalho e comprometimento de toda a comunidade, mérito de toda a Instituição, que “amadureceu grandemente, desde o último processo de recredenciamento, em 2015". Roberto Marques estendeu o mérito à atual gestão do Instituto, “que atribuiu a essa avaliação a relevância que deveria ter e o papel construtivo que deveria desempenhar”. Desde 2021, o Instituto vem se preparando para passar por esse processo de avaliação, especialmente por meio dos trabalhos da comissão presidida pelo professor Roberto.

WhatsApp Image 2023 09 05 at 22.19.26
Estudantes do Campus Montes Claros reunidos para encontro virtual com avaliadores

Planejamento

O recredenciamento institucional é uma forma de garantir que as instituições de ensino superior (IES) mantenham os padrões de qualidade exigidos pelo Ministério da Educação para continuar ofertando cursos superiores. O processo deve ser de retroalimentação, ou seja, o resultado deve subsidiar o planejamento da IES, contribuindo para o aprimoramento, atualização e inovação das práticas pedagógicas, administrativas e de gestão das instituições, bem como para o fortalecimento da sua identidade e missão.

“Obter a nota máxima nesse processo evidencia não apenas a integração, o comprometimento e a responsabilidade social da Instituição, como demonstra que os processos internos de planejamento das políticas acadêmicas, de avaliação e de gestão estão incorporadas no Plano de Desenvolvimento Institucional e na cultura organizacional”, avalia Karine Andrade, diretora de Desenvolvimento Institucional e vice-presidente da comissão de recredenciamento institucional do IFNMG. Tudo isso, segundo ela, “comprovado pelo reconhecimento de nossa excelência como instituição ofertante de educação pública e inclusiva em nossa região.”

Sinaes

O recredenciamento institucional integra os processos de avaliação externa do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que estão relacionados à certificação da qualidade, eficácia, efetividade e compromisso social da instituição. Instituído pela Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, o Sinaes é formado por três componentes: a avaliação das instituições, dos cursos e do desempenho dos estudantes, os quais serão avaliados principalmente sob os aspectos do ensino, da pesquisa, da extensão, da responsabilidade social, do desempenho dos alunos, da gestão da instituição, do corpo docente e das instalações.

O processo de recredenciamento pelo qual o IFNMG acaba de passar corresponde à avaliação externa, dentro do componente avaliação institucional, que também incluiu a autoavaliação, de caráter interno.

Destaques da avaliação de recredenciamento institucional do IFNMG
Confira os principais pontos positivos ressaltados pelo relatório da comissão de avaliação

Eixo 1: Planejamento e Avaliação Institucional
. A autoavaliação para o IFNMG é um processo essencial dentro da instituição, busca promover a reflexão crítica e a melhoria contínua. Essa avaliação envolve a participação da comunidade acadêmica, incluindo alunos, professores, gestores, funcionários e representantes da sociedade civil organizada.
. Por meio da Comissão Própria de Avaliação (CPA), tem-se a apropriação das avaliações internas e externas, utilizando questionários, Ouvidoria e avaliações do Ministério da Educação. O processo é dinâmico e adaptado ao contexto da IES, buscando a qualidade e o desenvolvimento institucional. Os resultados da autoavaliação são detalhados por segmento e divulgados nos canais de comunicação da IES, sendo considerada uma etapa indispensável do processo. A CPA desempenha um papel estratégico na divulgação dos resultados, envolvendo todos os membros da comunidade acadêmica, por meio de reuniões coordenadas, divulgação individual e mídias de comunicação.

Eixo 2: Desenvolvimento Institucional
. O Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) descreve as políticas institucionais relativas ao planejamento didático, pesquisa científica, responsabilidade social, meio ambiente e cultura.
. No IFNMG, existem projetos e linhas de pesquisa, de extensão e ensino; professores com publicações internacionais e com bolsas de produtividade; laboratório de inovação, espaço Maker com inovações e incorporações ao sistema produtivo da região; bem como atividades em comunidade quilombola e saberes populares.
. O IFNMG atende 46 % do território mineiro e, em muitas localidades, somente esta instituição está presente, prestando serviço em instalar a cultura técnica e de engenharia na região.

Eixo 3: Políticas acadêmicas
. O IFNMG tem princípios associados à melhoria da realidade local e regional, desenvolvendo aspectos acadêmicos, científicos, tecnológicos, sociopolíticos e culturais da comunidade acadêmica. . Busca aprimorar sua proposta educacional, oferece componentes curriculares presencial e semipresencial, e implementa programas de monitoria e nivelamento.
. A IES possui ações alinhadas com as políticas para pesquisa, extensão e produção acadêmica, sendo possível identificar práticas bem-sucedidas.
. Existe acompanhamento de egressos, canais de comunicação externa, transparência institucional e apoio aos alunos.

Eixo 4: Políticas de gestão
. 93% dos docentes do IFNMG são mestres ou doutores.
. A Instituição tem política de capacitação e formação continuada do corpo técnico e de docentes e tutores e desenvolve vários cursos com práticas institucionalizadas. Há fomento à participação em eventos científicos, afastamento e licenças com práticas institucionalizadas.
. O orçamento e o planejamento são feitos de forma participativa e estão submetidos aos recursos federais.
. Existe equipe multidisciplinar e o Centro de Educação a Distância, que gera atividades EAD.

Eixo 5 – Infraestrutura física
. Da estrutura observada durante a visita virtual pelas instalações do Campus Montes Claros, destaque para as salas de aula e os laboratórios localizados Prédios de Ensino I e II e o Laboratório de Inovação IF Maker, adequados para as práticas didáticas estabelecidas nas políticas institucionais. Além disso, os espaços amplos da área de convivência permitem a necessária integração entre os membros da comunidade acadêmica.
. A IES possui toda a estrutura virtual de aprendizagem. 

Fim do conteúdo da página