Portal IFNMG - O IFMundo 2023 em Pirapora: formação para a cidadania global Ir direto para menu de acessibilidade.

O IFMundo 2023 em Pirapora: formação para a cidadania global

Publicado: Segunda, 11 de Setembro de 2023, 15h33 | Última atualização em Segunda, 11 de Setembro de 2023, 15h39

Após grandes expectativas, nos dias 1 e 2 de setembro foi realizado o IFMundo 2023 no IFNMG - Campus Pirapora.

O IFMundo é um projeto integrador no qual estudantes do ensino médio se reúnem para participar de debates, apresentações culturais e palestras formativas. Nos comitês de debate, cada estudante representou um país, uma organização ou uma pessoa com o objetivo de propor soluções para questões de relevância global e local. As embaixadas apresentaram referências culturais e refletiram sobre a participação política dos povos indígenas nas Américas. Outros estudantes deram o suporte ao evento, organizaram o cerimonial de abertura e encerramento, mediaram os debates, redigiram notas e reportagens e também cuidaram dos conteúdos das redes sociais.

No primeiro dia, a cerimônia de abertura contou em sua mesa de convidados: o coordenador do evento, o professor Alex Lara,  o diretor de ensino do campus Pirapora, proferssor Daniel Rocha, o diretor-geral, professor Wallace Trindade, e a Sra. Jacqueline Guimarães Santos Aguilar, Secretária Municipal de Educação da Prefeitura Municipal de Pirapora. Os convidados destacaram que o IFMundo é um projeto baseado no modelo das Nações Unidas, que proporciona aos participantes a oportunidade de discutir e propor intervenções para diversas temáticas.

Após a cerimônia de abertura, os embaixadores participaram de uma palestra ministrada pela professora Renata Ferreira Oliveira que tratou de um importante tema: A participação política dos povos indígenas nas Américas. O professor Johnisson Xavier fez a mediação da palestra, em que foram retratados diversos aspectos das demandas históricas e atuais dos povos indígenas.

Foto 1: Palestra da profa. Renata Oliveira, sobre a participação política dos povos indígenas nas Américas.

Por sua vez, os delegados, os mediadores e os repórteres ingressaram em seus comitês. No total  foram debatidos 6 temas: Violência nas escolas: causas e soluções; Medidas de combate ao racismo no futebol; Regulação ètica e política dos sistemas de inteligência artificial; A problemática da violência contra as mulheres cis,trans e travestis na América Latina e Caribe; O trabalho analógo a escravidão na indústria da moda; e A ascensão do nazifascismo: uma ameaça a democracia global? Nesse dia, os delegados estabeleceram a agenda, iniciaram as discussões acerca dos temas e esboçaram resoluções para os problemas propostos.

Foto 2: Início dos debates simulados: proposição da agenda e discussão dos tópicos.

No dia 2 de setembro, os delegados deram continuidade aos debates focando em superar as questões da agenda e em elaborar propostas de solução de acordo com os assuntos que foram debatidos nos comitês. Nos corredores do campus Pirapora, os embaixadores organizaram  estandes para apresentação de aspectos das culturas, tradições e as comidas típicas de cada país das Américas.

Foto 3: Embaixada do Peru no IFMundo 2023

Após as atividades, houve a cerimônia de encerramento do evento, contando com a leitura das propostas de intervenção dos comitês e com a premiação dos delegados destaques. Ainda tivemos uma entrevista em língua estrangeira com duas intercambistas, uma da Áustria e a outra do México, que relataram as suas experiências no Brasil.

Foto 4: Entrevista com as intercambistas.

O IFMundo proporcionou muitos conhecimentos e habilidades de debate, negociação e conscientização sobre temas globais. O IFmundo forneceu para os alunos uma aprendizagem de tamanha importância para o mundo atual, proporcionando experiências únicas para todos ali presentes e deixando enormes expectativas para o evento no próximo ano.

[O texto foi escrito por estudantes do ensino médio que atuaram como repórteres, sob a supervisão do professor Alex Lara]