Portal IFNMG - IFNMG/Campus Pirapora realiza jornada pedagógica Ir direto para menu de acessibilidade.

IFNMG/Campus Pirapora realiza jornada pedagógica

Publicado: Sexta, 01 de Março de 2024, 16h24 | Última atualização em Sexta, 01 de Março de 2024, 16h30

O início do ano letivo é sempre um momento de retomada para uns e de um novo começo para outros.  Neste sentido, a Jornada Pedagógica tem por objetivo promover reflexões e debates sobre as ações e diretrizes a serem desenvolvidas acerca do processo educativo para o período que se inicia. Assim, enquanto nossos discentes gozam de sua última semana de férias, o IFNMG/Campus Pirapora se prepara para recebê-los, momento em que Técnicos Administrativos (TAEs) e Docentes se juntam na Semana Pedagógica.

Neste ano de 2024, o Núcleo Pedagógico, juntamente com a Direção de Ensino promoveram a Jornada Pedagógica nos dias 27, 28, 29/fev e 01/mar.

A programação da Jornada pedagógica teve início com a mensagem de boas-vindas do nosso diretor-geral, professor Wallace Magalhães Trindade, que após cumprimentar todos os servidores presentes, desejou um bom retorno às atividades letivas presenciais e comentou rapidamente sobre os projetos e planejamento para o ano 2024, além de evidenciar a importância de cada servidor(a) para a oferta de uma educação profissional pública e de qualidade para todos(as).

1111.jpg 2222.jpg

Na sequência, tivemos a apresentação cultural com a Poetisa, Lú Marques: "Recomeço", e também a palestra com a professora, Sande Almeida: "Qual a história que define a carreira de um professor". Para a coordenadora de ensino do campus, professora Renata Sampaio, "esse foi um momento bastante enriquecedor, em que tivemos a oportunidade de ouvir relatos de experiências  com base em estratégias que funcionam bem na sala de aula, o que nos possibilitou realizar uma auto-reflexão da nossa prática pedagógica, a fim de aprimorar e fortalecer  nossa formação docente".

Um dos momentos mais marcantes foi a apresentação dos profissionais de apoio educacional especializado (AEE) que foram contratados via licitação de duas empresas terceirizadas, a saber, três professoras e uma cuidadora. Tais profissionais, pela primeira vez, passarão a integrar o quadro de servidores com o objetivo de atender aos nossos discentes com necessidades específicas.

A coordenadora do NAPNE, Eliane Magalhães, discursou acerca dos desafios e avanços do Núcleo de Apoio às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE). Segundo a coordenadora esse é um momento de alegria pela contratação desses profissionais porque eles auxiliarão no processo ensino aprendizagem e consequentemente na evolução dos alunos com deficiência, ainda acrescentou que a instituição, durante o dia que foi dedicado à inclusão, refletiu e discutiu sobre o atendimento das pessoas com deficiência, discussões necessárias, uma vez que esse público, cada vez mais, tem acessado o IFNMG/Campus Pirapora.

3333.jpgJá nos dia 28 e 29/fev, a Jornada Pedagógica abordou temas relevantes como a Legislação Nacional sobre a Educação Inclusiva e Adaptação e Flexibilização Curricular, em que tivemos a diretora da Diretoria de Assuntos Educacionais (DAE), a professora Maria Flávia Pereira Barbosa e a pedagoga do Núcleo de Ações Inclusivas (NAI) também da Reitoria, Soraya Rocha Melo, que trouxeram reflexões sobre temas tão importantes para a inclusão escolar, de pessoas deficientes, em nossa instituição.

4444.jpgHouve também discussões acerca da Oferta de carga horária à distância nos cursos presenciais do Campus Pirapora, ministrada pela diretora do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD), professora Luciana Gusmão e sobre  “A implantação da carga horária à distância no Campus Montes Claros”, ministrado pelo Diretor de Ensino do Campus Montes Claros, professor Vitor Hugo Endlich, em que os diretores abordaram acerca da legislação  que possibilita a implantação de 20% de carga horária ead nos cursos presenciais.

555.jpgNo último dia tivemos um momento de diálogo com o diretor da Diretoria de Ensino, professor Wallas Siqueira Jardim, com o diretor do Departamento do Ensino Superior, professor Roberto Marques Silva e com a diretora da Diretoria de Desenvolvimento Institucional - DDI do IFNMG, Karine Andrade Fonseca, em que nos mostrou os indicativos na matriz orçamentária de nossa instituição e quão importante são as produções acadêmicas de nosso campus para sermos contemplados com mais recursos.

A realização da Jornada Pedagógica 2024 foi um sucesso. Para o Núcleo Pedagógico do campus foi um momento muito importante em que pudemos refletir sobre o nosso fazer, sobre os nossos processos de trabalho e a partir dessa reflexão buscarmos enquanto coletivo de profissionais a construção de um ambiente de aprendizado estimulante, onde nossos alunos sejam encorajados a alcançar seu máximo potencial.WhatsApp Image 2024-03-01 at 12.03.56.jpeg