Portal IFNMG - IFintegra 2023, que reuniu quatro eventos em um, mostra que coletividade é o caminho para valorizar e defender a educação Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

IFintegra 2023, que reuniu quatro eventos em um, mostra que coletividade é o caminho para valorizar e defender a educação

Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 19h34 | Última atualização em Terça, 28 de Novembro de 2023, 18h12

Mais de duas mil pessoas movimentaram a primeira edição do maior evento do Instituto Federal do Norte de Minas em 2023, o IFintegra, que contemplou a realização do XI Seminário de Iniciação Científica (SIC), do III Seminário de Pós-Graduação, do VI Encontro do Ensino e da Semana Integrada da Extensão. Os encontros foram representados pelo símbolo do cata-vento. Foram, inclusive, todos os participantes - estudantes, servidores, pesquisadores, palestrantes, autoridades, convidados etc - os responsáveis pela ventania de conhecimento que tomou conta do espaço que sediou o evento, o IFNMG-Campus Salinas. O IFintegra 2023 aconteceu no período de 21 a 24 de novembro. 

A abertura do primeiro IFintegra, realizada na noite do dia 21/11, contou com a presença de comitivas de todos os campi do IFNMG, incluindo estudantes, diretores, diretores-gerais, pró-reitores e a reitora do Instituto, Joaquina Aparecida Nobre da Silva. Durante o seu discurso de abertura, a reitora do IFNMG agradeceu a participação de todos no IFintegra e destacou que o momento atual é histórico no contexto da educação brasileira. 

Abertura IF integra Depois de meses de preparação, o IFNMG-Campus Salinas sediou o primeiro e maior evento integrado de ensino, pesquisa e extensão do IFNMG, o IFintegra, que contemplou o XI Seminário de Iniciação Científica (SIC), o III Seminário de Pós-Graduação, o VI Encontro do Ensino e a Semana Integrada da Extensão. Os inscritos puderam aproveitar uma programação diversificada com palestras, oficinas, minicursos, exposições, lançamentos de livros, apresentações culturais, entre outras atividades (Foto: Wagner Medeiros)
 

“Nós passamos por tempos muito complexos, adversos, de situação hostil contra o conhecimento, contra a cultura, contra a ciência, contra a diversidade, contra a educação pública. E hoje, esse momento, tem alegria e sabor de retomada, no entendimento de que lutando pela educação pública, de qualidade, a gente começa a colher resultados, tangíveis e intangíveis, porque o mais importante é a transformação das pessoas, é a contribuição para o desenvolvimento da nossa cidade, da nossa região e do nosso país”, afirmou a reitora na solenidade de abertura.

Entre outras autoridades, também marcou presença na cerimônia de abertura o prefeito da cidade de Salinas, o senhor Joaquim Neres Xavier Dias, que inclusive falou sobre o poder transformador da educação no Brasil e no mundo.  “Eu fui aluno da antiga Escola Agrícola, daqui de Salinas, e hoje estar como prefeito desta cidade maravilhosa, que é Salinas, é um orgulho muito grande. Quando a gente vê tantos jovens, a gente tem a certeza de que o Brasil de amanhã será bem melhor do que o Brasil de hoje, porque o que muda o mundo é a educação, e nós iremos fazer essa grande transformação. Como agente político, a gente vem lutando muito por uma educação melhor no nosso país”, destacou o prefeito Joaquim Neres.

Clique aqui e assista à gravação da solenidade de abertura do IFintegra

Programação e números de participação expressam o sucesso do IFintegra

A professora e diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Salinas, Tatianne Gizele Marques Silva, foi a presidente da Comissão Central do IFintegra 2023. Durante a cerimônia de abertura, ela destacou a importância e a magnitude do evento. “Este evento foi uma construção coletiva com 188 servidores designados em portaria e 325 voluntários, somando aproximadamente 500 pessoas entre discentes e servidores, que construíram o IFintegra”, aponta a professora. 

Mosaico IFintegra MateriaO IFNMG-Campus Salinas, que sediou o primeiro IFintegra, foi todo decorado para receber os mais de dois mil participantes. O cata-vento foi o símbolo do evento. Os criadores do logotipo foram o professor de Artes e Literatura Jamerson Sérgio Passos Rezende e o acadêmico de licenciatura em Ciências Biológicas Samuel Costa Barbosa, ambos do Campus Salinas. Cada elemento (as pás) desse objeto foi representado por uma cor, fazendo alusão a cada um dos quatros eventos que constituem o IFintegra. Desse modo, o vento do conhecimento, que moveu todo o evento, remete a um movimento sinérgico, num  trabalho em conjunto que possibilita a construção e (re)construção do saber, rompendo barreiras e gerando possibilidades
 

O projeto do IFintegra, que nasceu no início de 2023, contempla o Ensino, a Pesquisa e a Extensão por meio de uma programação diversificada e totalmente gratuita. Foram ofertados 49 minicursos, 17 oficinas, 22 palestras, nove mesas-redondas, além de diversas exposições e apresentações culturais. Todas as áreas do conhecimento foram contempladas. 

Em relação ao público, 2.179 pessoas se inscreveram; 510 resumos/ trabalhos foram submetidos e 414 foram aprovados, desse total, 92 dos trabalhos foram apresentados oralmente e mais de 300 foram apresentados no formato de pôster. Clique aqui e veja os resumos aprovados.

Clique aqui e veja a programação ofertada

Retomada da valorização da educação e da ciência

O maior evento integrado do IFNMG acontece num contexto pós-pandemia e num cenário político novo. Para a reitora do IFNMG, Joaquina Nobre, a sensação de vivenciar o IFintegra é de retomada da valorização da educação e da ciência.

“Investir na educação é um caminho muito importante de transformação. Estou muito feliz e satisfeita. Agora é um momento de sentar, avaliar o evento, numa proposição de melhorias contínuas, a fim de fortalecer cada vez mais nossos eventos. Por fim, fica a certeza de que ciência e tecnologia, tudo isso integrado ao ensino e à extensão, constituem a nossa obrigação de existência de ser IFNMG”, enfatiza a reitora. 

O diretor-geral do Campus Salinas, Guilherme Mendes, anfitrião da primeira edição do IFintegra também fala do sentimento de satisfação e da sensação de dever cumprido. “O saldo do primeiro IFintegra, sediado pelo Campus Salinas, é o sentimento que a gente carrega depois de uma semana de trabalho, de convívio, de troca de experiências. É uma satisfação e uma felicidade muito grande, um sentimento genuíno que culmina com o espírito de uma escola”, observa o diretor-geral.

Para o diretor, o IFNMG está pulsando na sua maior força e na melhor frequência."Fica um pouco do legado da força que a nossa instituição tem e aonde podemos chegar com o trabalho coletivo, com as articulações, junto ao setor produtivo, ao poder público, ao  executivo do município e com as instituições parceiras”, afirma Guilherme Mendes. 

Trabalhos premiados no XI Seminário de Iniciação Científica (SIC)

WhatsApp Image 2023 11 28 at 14.52.59

No último dia do evento, aconteceu a premiação, por modalidade de ensino e por área de conhecimento, dos trabalhos avaliados no I IFintegra. Uma das premiadas foi a estudante Mariana Santos de Oliveira, 20 anos, do curso de Engenharia Florestal do IFNMG-Campus Salinas. Em conjunto com mais três autores, ela desenvolveu o trabalho “Plantas no controle alternativo de Aedes aegypti”, premiado na área do conhecimento “Ciências Biológicas”. “Eu fiquei muito feliz por ter ganhado, e a premiação nos motivou a desenvolver outras pesquisas nessa área”, disse a estudante Mariana Santos (foto com o troféu).

As categorias por modalidade de ensino foram: Ensino Médio Integrado ao Técnico, Ensino Superior e Pós-graduação. Já as categorias por áreas do conhecimento foram 12, sendo elas: Ciências Agrárias (Produção Vegetal), Ciências Agrárias (Produção Animal), Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Educação e Ensino, Engenharias, Informática, Linguística, Letras e Artes e Multidisciplinar. 

Em breve, será publicado o Anais do IFintegra 2023.

Conheça todos os trabalhos premiados

Modalidade Ensino Médio Integrado ao Técnico
Qualidade de mudas de Ipê-Rosa (Handroanthus heptaphyllus) produzidas em diferentes recipientes e substratos
(IFNMG-Campus Diamantina) 

Modalidade Ensino Superior
Aulas-passeio: contribuições para a construção da aprendizagem
(IFNMG-Campus Salinas) 

Modalidade Pós-graduação
As bases conceituais para a EPT na formação dos licenciandos em matemática no IFNMG-Campus Januária
(IFNMG-Campus Januária) 


"  Investir na educação é um caminho muito importante de transformação. Estou muito feliz e satisfeita. Agora é um momento de sentar, avaliar o evento, numa proposição de melhorias contínuas, a fim de fortalecer cada vez mais nossos eventos.
Por fim, fica a certeza de que ciência e tecnologia, tudo isso integrado ao ensino e à extensão, constituem a nossa obrigação de existência de ser IFNMG
Joaquina Nobre, reitora do IFNMG 


1. Área de conhecimento: Ciências Agrárias (Produção Vegetal)
Qualidade de mudas de Ipê-Rosa (Handroanthus heptaphyllus) produzidas em diferentes recipientes e substratos
(IFNMG-Campus Diamantina) 

2. Área de conhecimento: Ciências Agrárias (Produção Animal)
Análise bioinformática revela vias de atuação do mel sobre a bactéria Pseudomonas aeruginosa
(IFNMG-Campus Araçuaí) 

3. Área do Conhecimento: Ciências Biológicas
Plantas no controle alternativo de Aedes aegypti 
(IFNMG-Campus Salinas)

4. Área de conhecimento: Ciências da Saúde
Fatores climáticos e a predisposição para o adoecimento por dengue: uma análise por meio da inteligência espacial
(IFNMG-Campus Almenara)

5. Área de conhecimento: Ciências Exatas
Caracterização fitoquímica e avaliação de extratos alcoólicos de Plectranthus ornatus Codd sobre a inibição de Lactuca sativa L.
(IFNMG-Campus Diamantina) 

6. Área de conhecimento: Ciências Humanas
Construindo vínculos duradouros: características e viabilidade de um programa de relacionamento com egressos do ensino superior no IFNMG
(IFNMG-Campus Montes Claros) 


"  O saldo do primeiro IFintegra, sediado pelo Campus Salinas, é o sentimento que a gente carrega depois de uma semana de trabalho, de convívio, de troca de experiências. É uma satisfação e uma felicidade muito grande, um sentimento genuíno que culmina com o espírito de uma escola. Fica um pouco do legado da força que a nossa instituição tem e aonde podemos chegar com o trabalho coletivo, com as articulações, junto ao setor produtivo, ao poder público, ao  executivo do município e com as instituições parceiras
Guilherme Mendes de Almeida Carvalho, diretor-geral do IFNMG-Campus Salinas


7. Área de conhecimento: Ciências Sociais Aplicadas
Afroempreendedorismo e as desigualdades raciais na cidade de Almenara (MG)
(IFNMG-Campus Arinos, IFNMG-Campus Almenara, Universidade Federal de Ouro Preto-UFOP, Universidade Federal de Viçosa- UFV)

8. Área do Conhecimento: Educação e Ensino
Aulas-passeio: contribuições para a construção da aprendizagem
(IFNMG- Campus Salinas)  

9. Área do Conhecimento: Engenharias
Conta-gotas sonoro
(IFNMG- Campus Montes Claros)

10. Área do Conhecimento: Informática
A visualização de dados para melhor compreensão da dinâmica do mercado de trabalho em informática na microrregião de Salinas-MG
(IFNMG-Campus Salinas)  

11. Área do Conhecimento: Linguística, Letras e Artes
O Vale do Gorutuba em Canção: aproximações ao patrimônio cultural imaterial de Janaúba-MG
IFNMG- Campus Avançado Janaúba

12. Área do Conhecimento: Multidisciplinar
Aplicações de técnicas de regressão para o monitoramento de condições de máquinas no contexto industrial
(IFNMG-Campus Montes Claros) 


"  Este evento foi uma construção coletiva com 188 servidores designados em portaria e 325 voluntários, somando aproximadamente 500 pessoas entre discentes e servidores,
Tatianne Gizele Marques Silva, diretora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Salinas. Ela foi a presidente da Comissão Central do IFintegra


VEJA MAIS MOMENTOS DA PROGRAMAÇÃO DO IFINTEGRA 2023

Posteres IFintegra O tema da primeira edição do IFintegra foi Diversidade, ciência e transformação social: 15 anos do IFNMG. O evento teve como objetivo promover um diálogo entre ensino, pesquisa e extensão. Foram submetidos 510 resumos/ trabalhos e 414 foram aprovados, desse total, 92 dos trabalhos foram apresentados oralmente e mais de 300 foram apresentados no formato de pôster. Clique aqui e veja os resumos aprovados (Foto: Andreia Pereira)
 
Jogo no IFintegraNas altas temperaturas da cidade de Salinas durante a programação do IFintegra 2023, o minicurso de Beach Tennis foi um sucesso. As partidas aconteceram nas quadras do AABB Salinas
Fim do conteúdo da página