Portal IFNMG - Roda de Conversa ao Pé do Tamboril proporciona reflexões sobre a vida no campo Ir direto para menu de acessibilidade.

Roda de Conversa ao Pé do Tamboril proporciona reflexões sobre a vida no campo

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 13h25 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2017, 13h25

O Núcleo de Estudos e Pesquisas Rurais – NEPRU - realizou no último dia 30 de agosto, o primeiro momento da RODA DE CONVERSA AO PÉ DO TAMBORIL. Estiveram presentes diversos representantes de entidades de agricultores, sindicatos, Escolas Família Agrícola, estudantes e servidores do IFNMG de Araçuaí e Salinas. A escolha de dois símbolos foi pensada estrategicamente. Primeiro, a Roda como dimensão do envolvimento em que as falas não estão hierarquizadas. O outro é o tamboril, espécie bem conhecida no Vale do Jequitinhonha. Ela simboliza, portanto, a resistência da mulher e homem do campo.

rodadeconversa1

O propósito da primeira roda foi o de produzir uma aproximação entre os diversos segmentos envolvidos, numa perspectivas de um conhecimento mútuo das realidades que marcam o mundo rural. As apresentações foram feitas utilizando-se o mapa regional, em que os participantes registravam a sua localização, após fazerem uma apresentação e contextualização das suas lutas, das conquistas e desafios. Esse momento teve como proposta responder às questões: QUEM SOMOS? e ONDE ESTAMOS? A segunda Roda proporá responder à questão: O QUE QUEREMOS? com o propósito de construir com os agricultores e lideranças rurais uma proposta de trabalho em conjunto.

A conversa revelou um campo fértil de histórias, demandas e lutas para a sobrevivência dos campesinos na região. Deixou clara a necessidade do IFNMG promover maior aproximação com as comunidades rurais, conhecer mais profundamente o território em que atua.

rodadeconversa2Dona Helena – Comunidade Quilombola Arraial dos Crioulos

O evento integra o projeto do II Encontro do Núcleo de Estudos e Pesquisas Rurais que ocorrerá no mês de novembro de 2016. A próxima Roda de Conversas deverá ocorrer na última semana de outubro, em data a ser confirmada pelo NEPRU.

rodadeconversa3Participantes da Roda de Conversa ao Pé do Tamboril

Colaborou com a reportagem: Professor Fabiano Magalhães - Campus Araçuaí