Portal IFNMG - Estudantes do Campus Araçuaí têm seus trabalhos de pesquisa bem classificados no XI Simpósio de Informática do IFNMG. Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quinta, 03 de Outubro de 2019, 13h55 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2019, 11h48

Sob a orientação do professor Jeancarlo Campos Leão, estudantes do campus Araçuaí desenvolveram dois trabalhos que foram selecionados e apresentados no XI Simpósio de Informática do IFNMG, em Januária. Os trabalhos foram avaliados com base em múltiplos critérios e classificados entre os seis melhores.

O estudante Ricardo Amorim Santos, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, apresentou o trabalho intitulado  Avaliação de um Sistema de Recuperação de Informação de Anúncios de Venda e Aluguel de ImóveisA pesquisa propõe um protótipo de sistema online chamado iMóvel, que é capaz de responder às consultas feitas por seus usuários com uma lista de anúncios de imóveis previamente extraídos e indexados de diferentes páginas de classificados. A ideia surgiu quando Ricardo investigou, em seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), a dificuldade que as pessoas têm para encontrar rapidamente o imóvel com as características desejadas, sem ter o esforço de buscar e comparar em múltiplos sites de classificados e de imobiliárias. Além disso, a avaliação feita pelos pesquisadores permitiu demonstrar que, por unir essas informações em um único índice, o iMóvel consegue ordenar os resultados das buscas colocando os mais relevantes no topo da sua página. A proposta também possibilita que o anunciante seja beneficiado ao tornar mais eficiente a divulgação de dos anúncios indexados, uma vez que aumenta a disponibilidade, qualidade e variabilidade da informação para o seu futuro cliente.

Na linha de pesquisa “análise de redes sociais de colaboração científica”, o segundo trabalho desenvolvido no campus Araçuaí também teve uma excelente classificação e foi desenvolvido pela estudante Rosa Jaqueline S. Cardoso, do curso de Engenharia Agrícola e Ambiental e pelo o estudante Abdiel Batista dos Santos, do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O trabalho objetivou analisar a evolução temporal da rede de colaboração científica do IFNMG e o estudo da relação de orientação na iniciação científica, considerando os 10 primeiros anos dos Seminários de Iniciação Científica do IFNMG (SIC). Uma das principais contribuições do trabalho é “prover uma estimativa precisa da evolução dessa rede em número de coautores e de relações de coautoria.” Além disso, os autores caracterizaram essa relação entre os pesquisadores mais experientes (geralmente orientadores) e os iniciantes (estudantes que têm sua primeira participação em um evento de iniciação científica do IFNMG). Os resultados desse estudo indicaram aumento do número de colaborações em múltiplos trabalhos e das oportunidades de troca de conhecimento.

As palavras do coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do campus Araçuaí, Prof. Luiz Filipe Carreiro Salazar, expressaram grande satisfação com a notícia do sucesso dos trabalhos no XI Simpósio de Informática do IFNMG: Como coordenador do curso, quero expressar minha grande felicidade pelo resultado e extrema admiração por todos os envolvidos, que trabalharam duro e empenharam esforço e tempo para alcançarem esse grande feito. A temática muito atual somada à orientação do professor Jeancarlo, mostraram a importância da comunidade acadêmica investir nos projetos institucionais de ensino, pesquisa e extensão. O incentivo é importante para a produção acadêmica e valorização do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas do nosso Campus, fomentando a produção de ciência e tecnologia na nossa região.