Portal IFNMG - Alunos do Campus Pirapora participam de palestra promovida pela Marinha do Brasil Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2017, 09h44 | Última atualização em Quinta, 24 de Agosto de 2017, 09h19

A Marinha do Brasil, representada pela Capitania Fluvial do São Francisco de Pirapora, realizou no dia 22 de agosto, no turno matutino, uma palestra direcionada aos alunos do IFNMG - Campus Pirapora.

Inicialmente os palestrantes apresentaram as diversas formas de ingresso na Marinha do Brasil, através dos mais variados cargos. Em seguida, foi apresentada a Operação "Cisne Branco".

Palestra Capitania no IFNMG

Alunos do Campus Pirapora durante a palestra ministrada pela Capitania Fluvial do São Francisco

A Operação “Cisne Branco” busca despertar nos jovens, seus pais e professores o interesse pelos assuntos ligados ao Poder Naval, Poder Marítimo, Amazônia Azul e História Naval do Brasil. Essa operação consiste em um concurso de redação, realizado em âmbito nacional, versando sobre o tema selecionado e envolvendo alunos do 6º ao 9 ano do Ensino Fundamental e de todas as séries do Ensino Médio.

As redações deverão ser escritas de próprio punho e ter de 20 a 40 linhas. Na avaliação, serão considerados os seguintes critérios:

- Conteúdo: Abrangência, profundidade, objetividade e afinidade dos assuntos abordados com o tema da redação;

- Desenvolvimento: concatenação lógica, capacidade de análise e de síntese;

Domínio da linguagem escrita: correção ortográfica, gramatical, pontuação e riqueza no vocabulário empregado;

- Criatividade: inovação na forma de abordagem do tema, procurando expressá-lo com estilo e entusiasmo.

Neste ano de 2017, os temas serão:

Ensino Fundamental: Os marinheiros como sentinelas dos mares do Brasil.

Ensino Médio: A Marinha do Brasil e o progresso do país.

Mais informações no site: https://www.marinha.mil.br/content/o-que-e-operacao