Portal IFNMG - Alunos contribuem com a segurança nas obras do Campus Pirapora Ir direto para menu de acessibilidade.

Alunos contribuem com a segurança nas obras do Campus Pirapora

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2017, 10h10 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2017, 10h13

O Projeto de estágio do curso Técnico em Segurança do Trabalho do Campus Pirapora está contribuindo para garantir a segurança dos trabalhadores nas obras de reforma do telhado da instituição, gerando oportunidades para os alunos em realizar o seu estágio na própria instituição.

O referido projeto foi idealizado pelo coordenador do curso, professor Anderson Ricardo dos Anjos, em agosto deste ano, visando criar oportunidades de aprendizado profissional aos formandos em Segurança do Trabalho, bem como contribuir para a segurança do trabalhador nas obras que ocorrem no campus, atualmente na reforma do telhado da instituição.

O estágio foi iniciado juntamente com as obras e o critério para seleção de alunos foram as notas do último simulado do curso (o simulado é realizado todos os semestres). Os alunos mais bem classificados e que tinham interesse em participar do projeto foram selecionados. "A principio foram escolhidas duas estagiárias, mas iremos abrir novas vagas em breve" afirma o professor-coordenador.

Ainda segundo o coordenador, "os frutos desse projeto já estão sendo colhidos, pois já se percebe uma melhor organização no canteiro de obras, além da conscientização dos trabalhadores no uso dos seus equipamentos de proteção individual. Outra ação do projeto diz respeito a conscientização da empresa executora em garantir a segurança e salubridade do ambiente de trabalho, seja na garantia de conforto das suas instalações provisórias e na providência dos equipamentos de proteção individual e coletivas".

Dentro do projeto, foram realizadas duas palestras sobre segurança do trabalho com os trabalhadores, sendo a última na sexta-feira passada, dia 22/09. Para as estagiárias Jeiciane e Clara, "estes treinamentos estão sendo importantes para conscientizar os funcionários sobre a sua segurança pessoal e coletiva, bem como do valor inerente a cada vida humana que não pode ser colocada em risco".

Seg.trabalho obrastelhado

Treinamento dos trabalhadores realizado pelas estagiárias no Campus Pirapora

Outra ação do projeto, realizada também no dia 22/09, foi uma palestra direcionada aos alunos do 4º módulo do curso técnico em segurança do trabalho, onde foi apresentado o projeto de estágio pelo professor Anderson dos Anjos, bem como o depoimento das duas estagiárias acerca de suas experiências no estágio.

palestraseguracadotrabalho

Palestra de apresentação do projeto de estágio aos alunos do 4º módulo de TST

visitacanteirodeobras

Visita técnica ao canteiro de obras com os alunos do Campus Pirapora