Portal IFNMG - Estudantes do IFNMG Campus Salinas realizam visita técnico em projeto de café do Alto Rio Pardo. Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Quarta, 18 de Maio de 2016, 17h10 | Última atualização em Quarta, 18 de Maio de 2016, 17h10

Foto 1 Visita plantação de cafe

Os estudantes da 3ª série do Curso Técnico em Agropecuária do IFNMG – Campus Salinas juntamente com os professores Organizadores Magalhães Teixeira de Souza, Marcelo Rossi Vicente e Mário Anísio Borges visitaram no dia 17/05/2016 a Fazenda Lagoa Redonda situada a 3 km da cidade de Taiobeiras - MG, com área implantada de 200 ha de café irrigado, cujo proprietário é o Senhor Vando.

A visita técnica teve como objetivo complementar os conhecimentos ministrados em aulas teóricas das disciplinas de Culturas Perenes e Fruticultura, Irrigação e Drenagem e Gestão.

O Senhor Reinaldo Ferreira Neves, Técnico em Agropecuária, ex-aluno deste Campus, Gerente da Fazenda Lagoa Redonda e proprietário da Empresa Projetos e Consultoria Agropecuária (TECNOAGRO) apresentou aos  estudantes como é conduzido o manejo fitotécnico da cultura do cafeeiro, o controle das principais pragas e doenças que afetam esta cultura na Região do Alto Rio Pardo, o uso do PIVOT CENTRAL  na irrigação, os processos de colheita, pós-colheita, armazenamento, beneficiamento e outras informações úteis no planejamento e no gerenciamento da atividade cafeeira.

A visita foi considerada proveitosa pelos nossos  estudantes e professores, pois além de complementar os ensinamentos  de sala, mostrou a integração das disciplinas na formação técnica e serviu de motivação pelo curso e a sua importância no agronegócio brasileiro.

Fonte: Magalhães Teixeira de Souza / Professor IFNMG Campus Salinas

Foto 2 Visita plantação de cafe

Manejo Fitotécnico da cultura do café.

Foto 3 Visita plantação de cafe

Projeto de café irrigado pelo sistema Pivot Central.

Foto 4 Visita plantação de cafe

Sistema de irrigação Pivot Central.

Foto 5 Visita plantação de cafe

Equipamento de separação dos tipos de frutos de café.