Portal IFNMG - IFNMG Campus Salinas realiza Campanha de Vacinação contra a Gripe para servidores e alunos Ir direto para menu de acessibilidade.

Publicado: Segunda, 12 de Junho de 2017, 16h53 | Última atualização em Segunda, 12 de Junho de 2017, 16h53

Foto 01 Vacinação Gripe 2017

O Setor de Enfermagem do IFNMG Campus Salinas, realizou a Campanha de Vacinação contra a Gripe para servidores e alunos, obtendo grande adesão.

A primeira etapa da campanha ocorrida nos dias 11 e 17 de maio, destinou-se aos professores, público alvo incluído este ano pelo Ministério da Saúde. A segunda etapa, que ocorreu nos dias e 07 e 08 de junho contemplou os técnicos administrativos e alunos residentes e semi-residentes. Segundo a enfermeira responsável, Renata Xavier Castro, foram imunizados 67 professores, 81 técnicos administrativos e 152 alunos residentes e semi-residentes.

Foto 02 Vacinação Gripe 2017

"Os servidores do IFNMG Câmpus Salinas, têm contato direto com um grande número de alunos, pais e público em geral, advindos das mais diversas regiões, o que facilita a transmissão destas e de outras doenças, e cuja melhor forma de prevenção é a vacinação. Ressalto também a importância desta vacina para os alunos, visto que estes residem ou passam mais da metade do dia na escola e seus dormitórios/alojamentos abrigam grupos de 10 ou 20 alunos, aumentando o risco de transmissão da doença." enfatiza Renata.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações que podem produzir casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos demonstram que a vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza.

A vacina disponibilizada pelo Ministério da Saúde protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela OMS para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B). Como o organismo leva, em média, de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe após a vacinação, o ideal é realizar a imunização antes do início do inverno.

Fonte: Setor de Enfermagem/Ministério da Saúde