Portal IFNMG - V Semana Regional de Biologia do IFNMG - Campus Salinas Ir direto para menu de acessibilidade.

V Semana Regional de Biologia do IFNMG - Campus Salinas

Publicado: Quarta, 28 de Novembro de 2018, 15h14 | Última atualização em Quinta, 29 de Novembro de 2018, 10h48

Foto 01 Serbio 2018 Evento

Ocorreu nos dias 07 a 09 de novembro desse ano a V Semana Regional de Biologia - SERBIO, realizada pelo curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do IFNMG - Campus Salinas.

O Evento contou com a presença de 230 participantes: estudantes de cursos técnicos, de graduação e de mestrado, além de profissionais da área, vinculados a diversas instituições, como a Universidade Estadual de Montes Claros, Universidade Federal de Minas Gerais, IFNMG Campus Januária, IFNMG campus Almenara, IFNMG Campus Araçuaí e IFNMG Campus Salinas

Foto 02 Serbio 2018 Evento

Para a realização das palestras, estiveram presentes profissionais de renome em suas áreas de atuação: Daniel Meira Arruda (Doutor em Botânica); Yule Roberta Ferreira Nunes (Doutora em Manejo Ambiental), Mário Marcos Espírito Santo (Doutor em Conservação e Manejo da Vida Silvestre) e Thamyres Cardoso da Silveira (Doutora em Genética e Melhoramento).

Foto 05 Serbio 2018 Evento

Palestra da Profa Dra. Yule Roberta Ferreira Nunes

Foto 07 Serbio 2018 Evento

Palestra da Prof.a Dra. Thamyres Cardoso da Silveira

Também foram realizados minicursos, que visaram oportunizar aos alunos a proximidade com temas próprios sobre a diversidade e conservação do meio ambiente, tais como: Introdução à ilustração naturalista (Prof. Jamerson Rezende e Profa Sileimar Maris Lelis – IFNMG Campus Salinas); Produção Agroecológica de plantas aromáticas e extração de óleos essenciais (Profa. Patrícia Nery – IFNMG Campus Salinas); Introdução ao software estatístico R (Prof. Daniel Meira Arruda – UFMG); Produção de mudas de espécies nativas (Prof. Vinícius Orlandi – IFNMG Campus Salinas); Posicionamento por Satélite Aplicado à Conservação Ambiental (Prof. Ronaldo Medeiros – IFNMG campus Salinas); Redação científica (Profa. Ana Clara Gonçalves de Meira – IFNMG campus Salinas); Um olhar por dentro das plantas: anatomia e histoquímica dos tecidos vegetais (Profa. Daiane Souza Dias – IFNMG Campus Salinas e Profa. Lays Nery – IFNMG Campus Almenara); Atividades práticas aplicadas à conservação da biodiversidade (Prof. Alessandro de Paula Silva; Profa Thais Ribeiro Costa e Profa Lilian de Almeida Brito – IFNMG Campus Salinas); Técnicas de coleta, herborização e confecção de mapa de distribuição de espécies botânicas para fins de coleções e pesquisa (Profa. Sileimar Maris Lelis – IFNMG Campus Salinas e Bernardo Lelis Rezende Lopes - Aluno do Curso Técnico em Agrimensura, Campus Araçuaí); Licenciamento ambiental em Minas Gerais: critérios locacionais na conservação de ecossistemas (Prof. Kaíque Mesquita Cardoso – IFNMG Campus Araçuaí) e Introdução a entomologia: teoria e aplicações (Profa. Larissa Santos Rocha).

Foto 08 Serbio 2018 Evento

Minicurso: Atividades práticas aplicadas à conservação da biodiversidade

Além das referidas atividades, houve uma mesa redonda sobre Mobilidade Acadêmica com alunos do IFNMG – Campus Salinas que participaram do programa, Weudson A. Mendes e Renata Moreira, visando apresentar as atividades e experiências que vivenciaram durante a estadia no Instituto Politécnico de Bragança, Portugal. Com isso, mais alunos foram informados e incentivados a participarem do programa, uma vez que se configura como oportunidade única para crescimento pessoal e profissional dos nossos acadêmicos.

Foto 18 Serbio 2018 Evento

Mesa redonda sobre o programa de mobilidade acadêmica do IFNMG.

O evento também oportunizou aos participantes a publicação de resumos. No total, 49 trabalhos foram aprovados, em diversas áreas de conhecimento ligadas ao tema central do evento: Diversidade e Conservação. No último dia do evento os pôsteres foram expostos e apresentados à comunidade acadêmica.

Foto 19 Serbio 2018 Evento

Exposição dos pôsteres durante a V SERBIO

Durante o evento foi realizado o tradicional concurso de fotografia, Click Bio, com o tema Diversidade e Conservação. Houve a participação de 21 fotos enviadas por participantes do evento. As três fotos mais votadas foram premiadas com brindes patrocinados por empresas locais.

Foto 21 Serbio 2018 Evento

Por fim, o evento se encerrou com um grande show de sanfona realizado por artistas locais.

O evento oportunizou aos alunos conhecer um pouco mais sobre suas áreas de atuação, conhecer profissionais atuantes, bem como aumentar o networking com outras instituições. Para os profissionais, foi uma oportunidade de se atualizarem em suas áreas de conhecimento.

Agradecemos a todos os participantes do evento, aos colaboradores, patrocinadores e ao IFNMG – Campus Salinas por nos apoiar na execução da V SERBIO. Parabéns à comissão organizadora pelo grande evento!

Mais fotos, CLIQUE AQUI

Fonte: Profa. Tatianne Marques / Coord. Curso Licenciatura em Ciências Biologicas