Portal IFNMG - UAB Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página

UAB - Universidade Aberta do Brasil

Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2015, 18h18 | Última atualização em Segunda, 05 de Fevereiro de 2018, 13h55

O que é Universidade Aberta do Brasil (UAB)?

O sistema Universidade Aberta do Brasil-UAB busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior por me io da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também pretende ofertar cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância.

 

Objetivos e proposta:

Conforme o Decreto 5.800, de 8 de junho de 2006 o programa visa "o desenvolvimento da modalidade de educação a distância, com a finalidade de expandir e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior no País". Assim, a UAB propicia a articulação, a interação e a efetivação de iniciativas que estimulam a parceria dos três níveis governamentais (federal, estadual e municipal) com as IPES e demais organizações interessadas, enquanto viabiliza mecanismos alternativos para o fomento, a implantação e a execução de cursos de graduação e pós-graduação de forma consorciada.

 

UAB no IFNMG:

Desde 2011 o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) firmou parceria com a CAPES (Portaria CAPES Nº157/2011), inciou com a oferta do Curso de pós-graduação em Informática na Educação em 2014 e em 2017 inciou os cursos de Graduação em Pedagogia e Letras-Libras. Cursos que tem tido uma alta demanda na sociedade, tanto em nível regional, quanto a nacional. A expansão de cursos via UAB no IFNMG segue rumo ao processo de democratização do acesso ao ensino superior público e gratuito.

 Dessa forma, a parceria UAB, IFNMG e prefeituras se constitui em uma referência ímpar para o desenvolvimento local e regional e, sobretudo, na preparação de cidadãos para atuarem como verdadeiros agentes de mudanças nos campos da atividade produtiva, econômica, social, política e cultural. 

Veja mais informações no site da CAPES (http://www.capes.gov.br/acessoainformacao/informacoes-classificadas/93-conteudo-estatico/7836-o-que-e-uab ) e do MEC (http://portal.mec.gov.br/politica-de-educacao-inclusiva?id=12265)

 Conheça a legislação referente à CAPES/UAB (http://www.capes.gov.br/legislacao )

 Quem é quem / Contatos CAPES/UAB (http://www.capes.gov.br/component/content/article?id=5420:quem-e-quem)

 Conheça a estrutura da UAB no IFNMG (anexar o documento nomeado “Estrutura UAB”)

Quem é quem contatos UAB/IFNMG (anexar o documento nomeado “colaboradores”)

 Conheça os polos UAB/IFNMG anexar o documento nomeado “Polos UAB”)

registrado em: ,,
Fim do conteúdo da página