Portal IFNMG - Ocupe a sua mente Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
ptenfrdeites
Início do conteúdo da página

Ocupe a sua mente

Publicado: Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 09h45 | Última atualização em Sexta, 17 de Janeiro de 2020, 12h06

Não é só o corpo que adoece, mas a cabeça também influencia muito o bem-estar das pessoas. Nesse sentido, cada pessoa deve procurar fazer o que for mais prazeroso para si e se permitir descobrir novas habilidades.

 

Para estimular a mente de forma constante, uma boa prática é dedicar-se a aprender algo novo. Assim, o cérebro permanece sempre ativo, mantendo suas atividades com a liberação de neurotransmissores e as conexões neuronais.

 

De acordo com neurologistas, aprender um novo idioma ajuda a manter o raciocínio afiado e claro, mesmo com o avanço da idade.

 

Mas essa não é a única opção para quem deseja aprender algo novo, dentre as alternativas para quem deseja aprender novas habilidades, estão o artesanato, a música, além da informática e das ferramentas digitais. Há, ainda, cursos bem interessantes e variados disponíveis gratuitamente na internet e, quem sabe, até descobrir uma nova profissão. E não se preocupe em voltar ao mercado de trabalho, pois existem inúmeras profissões que você pode exercer sem sair de casa.

 

Veja neste site o quanto a arteterapia pode ser benéfica à sua saúde: https://residencialserenidade.com.br/dicas/7-beneficios-da-arteterapia-para-idosos/

Invista em um hobby

Essa dica pode parecer um pouco óbvia, mas muita gente ainda ignora a importância de ter atividades paralelas ao trabalho, que sejam relaxantes e proporcionem satisfação pessoal. Depois da aposentadoria, ter um hobby é ainda mais importante para manter sua mente ativa e funcionando.

 

Você pode customizar itens, costurar, pintar, cuidar do seu jardim, cozinhar, entre outras possibilidades. A boa notícia é que essa atividade pode se tornar uma fonte de renda:

 

Você poderá comercializar seu serviço para terceiros ou criar cursos online para compartilhar o seu conhecimento.

 

Se não existe uma atividade que você goste de realizar com frequência, aproveite seu tempo livre para listar suas habilidades e pontos fortes. Nesse processo, você pode descobrir algo que sabe fazer bem e que tem potencial para se tornar um hobby no futuro.

registrado em:
Fim do conteúdo da página